Morre padre Alaor Rodrigues

Morreu aos 80 anos neste domingo, 16, o padre Alaor Rodrigues de Aguiar, ex-professor da PUC Goiás e membro da Sociedade Goiana de Cultura, no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).  Ele foi mais uma das vítimas da Covid-19.

Pe. Alaor Rodrigues de Aguiar foi, durante mais de três décadas, professor na PUC Goiás, e durante vários momentos, foi o coordenador da Teologia na universidade e importante na articulação entre docentes da áreas nas universidades católicas do Brasil. Na década de 1990, foi membro do plenário da Sociedade Goiana de Cultura, mantenedora da Universidade. Foi secretário da CNBB/Regional Centro-Oeste e assessor do Setor Leigos, na CNBB nacional. Na arquidiocese de Goiânia, trabalhou em dezenas de paróquias, da Capital e do interior.

“Ele dedicou a sua vida, sobretudo, aos pobres, à superação da exclusão social, à defesa dos direitos humanos e sociais. Era profundamente solidário; tão logo soubesse de alguém em necessidade, partia em seu socorro! Tinha um grande espírito de liderança e uma força inesgotável para o trabalho, sempre feito com generosidade e gratuitamente. Tive a honra de colaborar pastoralmente com ele na paróquia São Cristóvão, durante oito anos. Também foi ele quem fez a celebração de meu matrimônio e é o padrinho de minha filha. Com dor e lágrimas, sentimos a sua perda; com louvor a Deus, agradecemos pela vida de padre Alaor, em nossas vidas e na história da PUC Goiás”, lamentou o professor Wolmir Amado, reitor da PUC Goiás.

Ordenado em 17 de dezembro de 1969, pelo primeiro arcebispo de Goiânia, Dom Fernando Gomes dos Santos, ele foi uma importante voz dentro da igreja católica no trabalho em favor dos excluídos e na luta contra as injustiças. Padre Alaor também era escritor e foi autor de três livros Profeta de Bengala (2008), pela Editora América, Memórias históricas de Dom Antonio – homem de oração e comunhão, de fé e de atitudes (2015), pela Editora PUC, e Dom Antonio Ribeiro de Oliveira – Profeta, Pastor e amigo do Povo de Deus (2017).