Missa traz espírito natalino para Santa Casa

Para muitos, o Natal é o momento de fartura e alegria, celebrando o nascimento do Menino Jesus ao lado de familiares e amigos. Para outros, as circunstâncias podem ser bem diferentes. Na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, hospital-ensino da PUC Goiás, pacientes, funcionários e visitantes participaram nesta terça-feira, 19, da Missa de Natal.

Momento de fé e renovação, a missa foi celebrada pelo arcebispo-auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, dom Levi Bonatto e contou com a participação do coral Ministério de Música Canção do Espírito, da Diocese de Anápolis.

“O Natal é tempo de esperança. É uma época em que as pessoas acabam dando mais importância ao relacionamento humano, ao próximo. A missa é para trazer a mensagem do Menino Jesus, mas também para confraternizar”, explica dom Levi.

Superintendente-geral do hospital e pró-reitora de Saúde da universidade, a médica Irani Ribeiro de Moura define a missa como a comemoração não só do nascimento de Cristo, como do nascimento do “amor ao próximo”. “Queremos comemorar este Natal com o renascimento do amor ao próximo e também desta unidade”, diz.

Despertar da fé

Coordenador do coral, Vanderley Nogueira lembra a importância dos cânticos para o despertar da fé. “É um tempo de muita luz e graça e é isso que esperamos trazer. Temos ouvido relatos de pessoas que estavam enfermas e que despertaram com a música. A música mexe com as pessoas todos os dias. Estamos trazendo a palavra de Deus por meio dela”, conta.

Para o professor Joel Gonçalves Mendes, internado no hospital para uma cirurgia de ponte de safena, a celebração foi um sinal. “Fui surpreendido. Ouvi os cânticos e saí para ver. Aqui estou, muito feliz com a celebração da missa. Foi um presente para mim, que estou me preparando para uma cirurgia de risco e preciso tanto de orações”, explica, emocionado.

Além da missa, o hospital, que tem mais de 90% dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), recebeu, durante a semana, a doação de quase meia tonelada de alimentos não-perecíveis e produtos de limpeza pela PUC Goiás. A universidade promoveu, na festa de confraternização, uma campanha com seus funcionários para a arrecadação.

Fotos: Jota Junior.