Missa pela paz mobiliza Igreja de Goiânia

Uma palavra de paz: a Arquidiocese de Goiânia acolheu o apelo do papa Francisco pelo fim da Guerra na Ucrânia. Na ocasião da Solenidade de Anunciação do Senhor, data litúrgica celebrada nesta sexta-feira, 25 de março, o arcebispo metropolitano de Goiânia, dom João Justino, celebrou missa pela paz na Catedral Metropolitana e, em seguida, conduziu o ato de consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

Marco no calendário da Igreja, a Solenidade da Anunciação é uma festa cristológica e mariana celebrada com 9 meses de antecedência do Natal e traz uma ligação simbólica com a Páscoa, já que, pelos registros históricos, Jesus Cristo teria sido crucificado no dia 25 de março. Dessa forma, a celebração revela a mística do nascimento, morte e ressurreição do Senhor.

Nesse contexto litúrgico, o arcebispo metropolitano declarou, durante a homilia, que o apelo do santo padre pelo fim da Guerra traz uma coerência teológica com a história de salvação da humanidade: a vinda do Príncipe da Paz (Jesus) só foi possível através do Sim da Virgem Maria ao projeto de Deus.

Depois de meditar sobre as passagens que citam a anunciação do anjo à Maria e a encarnação do Filho de Deus pela ação do Espírito Santo, o arcebispo refletiu sobre o convite de Deus à humanidade.

“Todos somos chamados a promover a paz. Sua palavra nos diz: bem-aventurados os que promovem a paz. Esses serão chamados filhos de Deus. A paz é dom de Deus, Shalom, mas é também uma construção humana, que depende de acolhermos a vontade de Deus em nossas vidas”, declarou.

Citando os fatos envolvendo a Guerra na Ucrânia, o pastor da Igreja de Goiânia demonstrou compaixão pelo sofrimento humano e conclamou a comunidade a rezar pelos mortos, feridos, refugiados e por todos aqueles que têm o poder de decisão para cessar o conflito.

Ao final da missa, dom João Justino dirigiu-se à imagem do Imaculado Coração de Maria, próxima ao altar, e leu o ato de consagração à Nossa Senhora, rogando a intercessão da Mãe de Deus pela paz no mundo.

Intercessão mariana: diante da imagem do Imaculado Coração, dom João Justino rezou pelo fim da Guerra entre Rússia e Ucrânia

Comunidade acadêmica

A missa foi prestigiada pela comunidade em geral e por gestores da PUC Goiás, entre eles, a reitora Olga Izilda Ronchi, que destacou a caminhada da PUC Goiás como Igreja, em comunhão com a Arquidiocese de Goiânia e com o papa Francisco.

“ Para nós da educação o papa tem pedido incessantemente pelo Pacto Educativo Global e que pratiquemos os valores cristãos e humanistas. Nossa Senhora é nossa Mãe e grande exemplo de testemunho e vida dedicada ao Evangelho. Ela gerou o próprio Evangelho e a própria Palavra. E a palavra para todos nós é de paz: paz para todos os povos”, ensejou.

Além da missa, a PUC também participou da Prece pela Paz, de iniciativa da Associação Nacional da Educação Católica do Brasil (Anec), que mobilizou todas as escolas e universidades católicas brasileiras a promover cinco minutos de oração pela paz no mundo, na mesma data.

Fotos: Wagmar Alves