Missa pela paz mobiliza Igreja de Goiânia

Uma palavra de paz: a Arquidiocese de Goiânia acolheu o apelo do papa Francisco pelo fim da Guerra na Ucrânia. Na ocasião da Solenidade de Anunciação do Senhor, data litúrgica celebrada nesta sexta-feira, 25 de março, o arcebispo metropolitano de Goiânia, dom João Justino, celebrou missa pela paz na Catedral Metropolitana e, em seguida, conduziu o ato de consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

Marco no calendário da Igreja, a Solenidade da Anunciação é uma festa cristológica e mariana celebrada com 9 meses de antecedência do Natal e traz uma ligação simbólica com a Páscoa, já que, pelos registros históricos, Jesus Cristo teria sido crucificado no dia 25 de março. Dessa forma, a celebração revela a mística do nascimento, morte e ressurreição do Senhor.

Nesse contexto litúrgico, o arcebispo metropolitano declarou, durante a homilia, que o apelo do santo padre pelo fim da Guerra traz uma coerência teológica com a história de salvação da humanidade: a vinda do Príncipe da Paz (Jesus) só foi possível através do Sim da Virgem Maria ao projeto de Deus.

Depois de meditar sobre as passagens que citam a anunciação do anjo à Maria e a encarnação do Filho de Deus pela ação do Espírito Santo, o arcebispo refletiu sobre o convite de Deus à humanidade.

“Todos somos chamados a promover a paz. Sua palavra nos diz: bem-aventurados os que promovem a paz. Esses serão chamados filhos de Deus. A paz é dom de Deus, Shalom, mas é também uma construção humana, que depende de acolhermos a vontade de Deus em nossas vidas”, declarou.

Citando os fatos envolvendo a Guerra na Ucrânia, o pastor da Igreja de Goiânia demonstrou compaixão pelo sofrimento humano e conclamou a comunidade a rezar pelos mortos, feridos, refugiados e por todos aqueles que têm o poder de decisão para cessar o conflito.

Ao final da missa, dom João Justino dirigiu-se à imagem do Imaculado Coração de Maria, próxima ao altar, e leu o ato de consagração à Nossa Senhora, rogando a intercessão da Mãe de Deus pela paz no mundo.

Intercessão mariana: diante da imagem do Imaculado Coração, dom João Justino rezou pelo fim da Guerra entre Rússia e Ucrânia

Comunidade acadêmica

A missa foi prestigiada pela comunidade em geral e por gestores da PUC Goiás, entre eles, a reitora Olga Izilda Ronchi, que destacou a caminhada da PUC Goiás como Igreja, em comunhão com a Arquidiocese de Goiânia e com o papa Francisco.

“ Para nós da educação o papa tem pedido incessantemente pelo Pacto Educativo Global e que pratiquemos os valores cristãos e humanistas. Nossa Senhora é nossa Mãe e grande exemplo de testemunho e vida dedicada ao Evangelho. Ela gerou o próprio Evangelho e a própria Palavra. E a palavra para todos nós é de paz: paz para todos os povos”, ensejou.

Além da missa, a PUC também participou da Prece pela Paz, de iniciativa da Associação Nacional da Educação Católica do Brasil (Anec), que mobilizou todas as escolas e universidades católicas brasileiras a promover cinco minutos de oração pela paz no mundo, na mesma data.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.