Missa encerra semestre letivo da Unati

Projeto de extensão vinculado ao Programa de Gerontologia Social, a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) encerrou na tarde desta sexta-feira, 23, o semestre letivo de 2023/1 com uma missa em ação de graças presidida pelo arcebispo metropolitano de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, dom João Justino, na Paróquia Universitária São João Evangelista (Parusje).

Foi a primeira vez que o arcebispo teve a oportunidade de encontrar com o grupo e, na ocasião, ele enalteceu a beleza do projeto: “é uma experiência de comunidade, pois cria-se um verdadeiro vínculo de amizade e de fraternidade. Isso é muito bonito, pois mostra a universidade em suas atividades de extensão, chegando às outras pessoas, que já fizeram um longo percurso de vida, e estão nesta experiência, certamente, com intuito de aprender, mas que, com certeza, muito nos ensina”, destacou.

Após a leitura do Evangelho do dia (Mt 6,19-23), proferida pelo concelebrante, padre David Pereira de Jesus, o arcebispo saudou todos os presentes, incluindo o clero, reitoria da universidade, gestores acadêmicos, professores e alunos, além de conduzir uma reflexão sobre dois ensinamentos de Jesus explícitos na liturgia.

“Jesus sabe que é uma tendência humana juntar bens, todavia Ele pede para juntarmos tesouros no céu e o principal deles é o amor ao próximo. A segunda lição é de que o olho é a lâmpada do corpo: existe uma luz em nós, que nos foi dada pelo batismo, que vem de Deus, e deixar-nos iluminar por esta luz nos faz ver coisas boas”, refletiu.

Balanço

Coordenadora do PGS, a docente Lisa Valéria Tôrres, fez um balanço positivo do primeiro semestre, além de trazer um olhar prospectivo para a continuidade da parceria nas questões relacionadas à internacionalização, novidades que serão anunciadas em breve para a comunidade acadêmica.

Força motriz da iniciativa, os alunos da Unati marcaram presença na missa e demonstraram gratidão ao projeto. Maria Madalena de Souza Oliveira é da segunda turma e acumula experiências. Ela aprendeu inglês, francês, espanhol, filosofia e descobriu, recentemente, um novo dom, aos 84 anos de idade, após 30 anos de vivência extensionista.

“Aprendi mosaico neste semestre, estou virando uma artista plástica (risos). Na Unati sinto mais alegria e convivo com as amigas, aqui temos companheirismo e conhecimento”, opinou.

Depois da missa, os participantes foram até o hall da Área 2, onde ocorreu uma confraternização junina.

Fotos: Weslley Cruz