Missa encerra semestre letivo da Unati

Projeto de extensão vinculado ao Programa de Gerontologia Social, a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) encerrou na tarde desta sexta-feira, 23, o semestre letivo de 2023/1 com uma missa em ação de graças presidida pelo arcebispo metropolitano de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, dom João Justino, na Paróquia Universitária São João Evangelista (Parusje).

Foi a primeira vez que o arcebispo teve a oportunidade de encontrar com o grupo e, na ocasião, ele enalteceu a beleza do projeto: “é uma experiência de comunidade, pois cria-se um verdadeiro vínculo de amizade e de fraternidade. Isso é muito bonito, pois mostra a universidade em suas atividades de extensão, chegando às outras pessoas, que já fizeram um longo percurso de vida, e estão nesta experiência, certamente, com intuito de aprender, mas que, com certeza, muito nos ensina”, destacou.

Após a leitura do Evangelho do dia (Mt 6,19-23), proferida pelo concelebrante, padre David Pereira de Jesus, o arcebispo saudou todos os presentes, incluindo o clero, reitoria da universidade, gestores acadêmicos, professores e alunos, além de conduzir uma reflexão sobre dois ensinamentos de Jesus explícitos na liturgia.

“Jesus sabe que é uma tendência humana juntar bens, todavia Ele pede para juntarmos tesouros no céu e o principal deles é o amor ao próximo. A segunda lição é de que o olho é a lâmpada do corpo: existe uma luz em nós, que nos foi dada pelo batismo, que vem de Deus, e deixar-nos iluminar por esta luz nos faz ver coisas boas”, refletiu.

Balanço

Coordenadora do PGS, a docente Lisa Valéria Tôrres, fez um balanço positivo do primeiro semestre, além de trazer um olhar prospectivo para a continuidade da parceria nas questões relacionadas à internacionalização, novidades que serão anunciadas em breve para a comunidade acadêmica.

Força motriz da iniciativa, os alunos da Unati marcaram presença na missa e demonstraram gratidão ao projeto. Maria Madalena de Souza Oliveira é da segunda turma e acumula experiências. Ela aprendeu inglês, francês, espanhol, filosofia e descobriu, recentemente, um novo dom, aos 84 anos de idade, após 30 anos de vivência extensionista.

“Aprendi mosaico neste semestre, estou virando uma artista plástica (risos). Na Unati sinto mais alegria e convivo com as amigas, aqui temos companheirismo e conhecimento”, opinou.

Depois da missa, os participantes foram até o hall da Área 2, onde ocorreu uma confraternização junina.

Fotos: Weslley Cruz

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.