Missa encerra o Tríduo e celebra o dia de São José

Por iniciativa da Pró-Reitoria de Administração (Proad), o Tríduo à São José, que teve início no último dia 14, quinta-feira, na Área 3, foi finalizado na manhã desta terça-feira, 19, com a missa ao santo, na capela de São José da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), localizada na Área 6.

São José é o patrono universal da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores, além de ser o protetor das famílias. Sua história é exemplo e inspiração para devotos no mundo inteiro, que celebraram a data religiosa em homenagem ao santo e na PUC Goiás, a iniciativa do Tríduo conta sempre com vasta adesão da comunidade acadêmica.

Pela primeira vez a missa foi celebrada pelo pároco da Paróquia São João Evangelista, padre David Pereira de Jesus, e concelebrada por mais três sacerdotes: padres Elismar, Gester e Thyers.

O Pró-reitor de Administração, professor Daniel Barbosa, destacou que, o então arcebispo emérito, Dom Washington Cruz, elegeu São José padroeiro da Proad e, por essa razão, com muita devoção, todos os anos a referida pró-reitoria toma a frente das celebrações na universidade, promovendo em sua organização.

O professor ainda citou que a importância histórica de São José na sociedade mobiliza a comunidade e a gestão da universidade: “Percebemos um empenho de todos para participar da homenagem desse santo tão importante para o projeto de salvação e evangelização junto com Jesus Cristo e Nossa Senhora, formando a sagrada família, que está na base da nossa sociedade”.

Padre David, por sua vez, ressaltou que a celebração de hoje é, na verdade, uma solenidade que encerra o Tríduo e faz justa homenagem ao patrono da igreja: “São José como padroeiro da igreja universal é referência de um homem justo, que soube escutar a voz de Deus e todos que aqui estão hoje vieram para agradecer a intercessão dele em sua vida”.

Um pouco da história de São José

O dia de São José comemora o patrono universal da Igreja Católica. São José ou José de Nazaré teve grande responsabilidade por ter sido o marido de Maria e assumido a paternidade terrena de Cristo.

São José é conhecido como um modelo de virtude para os cristãos. É invocado como protetor das famílias, trabalhadores e dos que estão próximos da morte. É honrado com muitas igrejas e capelas dedicadas em sua homenagem em todo o mundo.

Sabe-se que era carpinteiro, pelos primeiros capítulos dos Evangelhos de Mateus e Lucas e é referido como o Santo do Silêncio porque nos relatos bíblicos não aparece nenhuma palavra dita por ele, apenas a sua fé, amor e compreensão por Maria e Jesus. O mais provável é que ele morreu antes do ministério público de Jesus porque não esteve aos pés da cruz com Maria. Sua festa é celebrada a cada 19 de março e, se a data coincide com a Semana Santa, é alterada para o sábado anterior.

A devoção a São José tem um significado especial para o Papa Francisco, que escreveu uma Carta Apostólica sobre São José intitulada “Patris Corde” (“Com o coração de pai”), na qual destacou a importância da figura de São José como um modelo de paternidade e devoção a Deus.

Fotos: Wagmar Alve