Missa e homenagens marcam aniversário

Uma celebração eucarística e uma homenagem a funcionários docentes e administrativos marcaram as comemorações dos 57 anos da PUC Goiás, na noite desta segunda-feira, 17. Gestores, professores, alunos, religiosos e familiares dos homenageados se reuniram na Paróquia Universitária São João Evangelista (Pasurje), na Área 2, para o momento festivo, encerrado com o tradicional bolo.

A programação de aniversário já havia começado no período da tarde, com homenagens a dois professores norte-americanos, que visitam a universidade por causa do Simpósio Internacional de Cobras Corais. No período da manhã, 5.000 livros foram distribuídos para a comunidade acadêmica.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, disse que as comemorações representam um momento de ação de graças a Deus pelas bênçãos recebidas. “Bênçãos à instituição e a todos aqueles que integraram e aqueles que fazem parte da universidade”, disse.

O gestor enfatizou o “olhar perspectivo” trazido pelo aniversário de 57 anos, tendo em vista a preparação para o jubileu de diamante, em 2019. “O gesto hoje de partilharmos o bolo quer ser um jeito festivo, mas ele está inserido também em uma visão programática, por isso está inserido em uma visão programática, no projeto Horizonte 60”, declarou, se referindo à preparação para os 60 anos da PUC Goiás.

A missa

A celebração comandada pelo arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, dom Washington Cruz, abriu a noite de comemorações. Ele citou a alegria em comemorar o aniversário da instituição e lembrou que, por ser católica, a universidade tem Jesus como seu centro e seu fundamento.

O líder religioso também evocou a trajetória da instituição, desde sua fundação, como Universidade de Goiás, até os dias atuais, já com o reconhecimento pontifício. “Hoje, somos a PUC Goiás não apenas no nome, mas de verdade. E não podemos defraudar os que põem sua confiança em nossa instituição, que é católica e é PUC”, frisou.

Presentes à celebração, o reitor, a vice-reitora Olga Izilda Ronchi, e pró-reitores foram chamados à frente do templo para receber uma “oração especial”, como definiu o arcebispo. “Vocês não sabem o quanto eles labutam para o bem dessa universidade”, disse.

161017-homenagem-professores-e-funcionarios-084

As homenagens

No segundo momento da noite, 14 servidores docentes e administrativos com 35 anos de dedicação à universidade foram homenageados com diploma de mérito. De acordo com o reitor, a ideia é reconhecer a generosidade e o profissionalismo em construir a instituição. “A idade da universidade se entrelaça com a idade profissional de cada pessoa que aqui passa, principalmente os mais antigos a quem prestamos uma referência especial”, explicou, informando que essa homenagem já ocorre há mais de uma década.

O prof. Márcio de Queiroz Barreto, 68 anos, construiu sua carreira docente no curso de Psicologia da universidade. Homenageado, ele diz que sente orgulhoso. “Me sinto realizado por ter escolhido uma profissão que gosto muito, sinto que colaborei com a formação de várias pessoas que estão ajudando a sociedade”, afirmou.

Já o impressor da Divisão Gráfica e Editorial Gilson Nunes, 51, destacou a satisfação por ter o trabalho reconhecido. “A gente cresce muito como pessoa no trabalho, aprende muito sobre relacionamentos e sobre a vida”, disse.

Programação

As comemorações do aniversário da PUC Goiás continuam ao longo desta semana. Nesta terça-feira, 18, a instituição concede o título de doutor honoris causa ao prof. Janis Arnold Roze, no Auditório da Área 4, às 19 horas.

Já na quarta-feira, 19, começa o II Congresso de Ciência e Tecnologia. A cerimônia de abertura inicia às 08h30, no Teatro PUC, no Câmpus V. No mesmo dia, Às 19 horas, o prof. Clóves Gonçalves Rodrigues recebe homenagem do mérito científico, no Auditório da Área 4.

Na sexta-feira, 21, os melhores trabalhos do Congresso de C&T serão premiados, em solenidade no Auditório da Área 1, Às 17 horas.

Lista de servidores homenageados:

Servidores docentes:

Márcio de Queiroz Barreto