Missa do 64º aniversário celebra a missão educativa da PUC Goiás

Um momento celebrativo e de ação de graças pelos 64 anos da PUC Goiás. Assim a instituição comemorou seu aniversário, na última terça-feira, 17 de outubro, com missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Goiânia e grão-chanceler da universidade, dom João Justino, na Paróquia Universitária São João Evangelista (Parusje).

Fundada em 1959, a PUC foi a primeira universidade criada no centro-oeste brasileiro e formou, ao longo de sua história, 122.263 profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. Presente na cerimônia, a reitora Olga Izilda Ronchi destacou este legado, além de celebrar todos aqueles que construíram e constroem a história institucional.

“Celebramos, especialmente, a vida dos professores, dos funcionários e dos estudantes: que o espirito de unidade em torno do projeto educativo desta instituição se comprometa cada dia mais com sua identidade, missão, relevância social, com o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso estado, mas, especialmente, pela formação humanística que nossa universidade oferece para toda sociedade brasileira”, refletiu a gestora.

A profa. Olga também reiterou os princípios e a identidade da instituição, que tem suas raízes cravadas na caminhada pastoral e no compromisso educativo da igreja católica em Goiás e em Goiás.

Ao mesmo tempo, refletiu que a educação é um processo contínuo, que visa responder às demandas da sociedade. “Cada desafio novo do mundo, do meio ambiente e das relações sociais é um desafio novo, também, para a universidade, para a ciência e para a inovação”, pontuou.

Ela também lançou um olhar prospectivo para os próximos anos: “ a PUC Goiás continuará servindo à sociedade em profunda sintonia e sinodalidade com a Igreja de Goiânia, com as orientações pastorais da nossa Arquidiocese e sempre formando gente de esperança e capaz de construir justiça, paz social e dignidade para todos assim como quer o evangelho de Jesus Cristo: que todos tenham vida e vida pela e que essa seja a construção cotidiana da PUC Goiás nas próximas décadas”, ensejou.

O começo de tudo

Ao contemplar o empenho dos precursores da universidade, dom Emanuel Gomes de Oliveira e dom Fernando Gomes dos Santos, dom João Justino contemplou o histórico institucional, destacando também a relevância da universidade para a formação integral dos futuros profissionais que atuam no estado goiano e fora dele.

“A história da PUC é uma história de serviço não apenas à cidade de Goiânia ou à Arquidiocese de Goiânia, mas a todo o estado de Goiás e em outras partes do Brasil, considerando os muitos empreendimentos que a partir da universidade foram feitos e tem sido feitos. Vivemos tempos em que a educação passa por muitas mudanças: o ensino superior sabendo adaptar-se e de modo criativo encontra caminhos novos para continuar a viver ou realizar a sua missão de entidade educativa”, pontuou.

O grão chanceler também parabenizou a Reitoria pelo esforço criativo em levar adiante o projeto educativo e fez uma fala final de agradecimento aos estudantes e a toda comunidade acadêmica: “Agradeço também a todos aqueles que escolheram estudar conosco e têm aqui se preparado para se situar profissionalmente neste nosso mundo, nesta história. Que Deus abençoe todos aqueles que têm dedicado sua paixão de educar na PUC Goiás”, finalizou.

Caminhada coletiva

Participaram da missa, docentes, funcionários administrativos e estudantes. Ao final da celebração, os membros da comunidade acadêmica foram presenteados com o tradicional bolo de aniversário e mudas do Cerrado, preparadas pelo Instituto do Trópico Subúmido (ITS/Memorial do Cerrado).

Entre os participantes da cerimônia, o sentimento era de gratidão e pertencimento institucional. Coordenadora do curso de Gastronomia, a profa. Cristiane Souza ainda espera comemorar muitos anos de caminhada junto à PUC.

“A gente trabalha com muito amor, na gastronomia alimentamos a alma, é uma missão muito gratificante e com apoio institucional, melhor ainda. Que eu ainda celebre muitos anos de vida com a PUC Goiás como docente”, ensejou.

Funcionária do quadro administrativo, a copeira Eliane Pereira da Silva faz questão de participar de todas as celebrações de aniversário e não faltou um ano sequer nos últimos 8 anos que se dedica à PUC.

“É uma honra estar presente, participar. Costumo falar que a universidade é a minha família, a maior parte do meu dia é com meus colegas de trabalho, é maravilhoso trabalhar na PUC e que venham mais anos, se Deus quiser”, destacou.

Fotos: Ana Paula Abrão