Missa celebra início do ano letivo

Milhares de fiéis participaram da celebração da Bênção das Mochilas, neste domingo, 12, na Catedral Metropolitana de Goiânia. Organizada pelo Vicariato para Cultura e Educação e pela Associação Nacional da Educação Católica (ANEC), a missa recebeu alunos, professores e funcionários de mais de 20 escolas católicas de Goiânia, além de pais e da comunidade. A celebração foi comandada pelo grão-chanceler da PUC Goiás e arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, que acolheu no altar as crianças e os adolescentes presentes.

Para a funcionária pública Angel Estrela, a celebração foi repleta de significados. Ela levou a filha Maria Luisa, de 3 anos, para participar pela primeira vez do evento. Rodeada de colegas e professores, ela pôde receber as bênçãos e as preces para um ano de muitos estudos e crescimento. “Criança desde pequena precisa frequentar a igreja e ter uma religião. Escolhi uma escola católica para me apoiar neste processo”, afirmou a mãe.

Também foi a primeira vez de Vitória Aparecida na bênção. Aluna do 2º ano do Ensino Médio, ela foi com amigos rezar por um ano com mais paz dentro e fora da escola. “O importante é estar aqui e agradecer a oportunidade de estarmos todos juntos, abençoados pelo mesmo Deus”. A presença de Deus também foi lembrada por Ana Beatriz Machado, aluna do 6º ano, que foi pedir bênção para os estudos e para os colegas.

O clima fraterno marcou toda a celebração conduzida com êxito e energia por dom Washington Cruz. “Toda vez uma festa. A importância da bênção é que elas começam o ano recebendo de Deus o dom da luz. O estudo é uma luz, mais uma porta que se abre”, disse o celebrante, lembrando os passos a mais que cada um dá na sua trajetória acadêmica.

Entre os participantes, os diretores e reitores das instituições católicas, como o reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado, que falou sobre a união de todas as escolas na realização de eventos e no avanço da educação católica no estado. “Essa iniciativa de congraçamento, de unir forças e talentos das escolas católica, já acontecerá pelo menos uma década de forma mais incisiva. A Anec congregou a educação básica com a educação superior, desde então estamos nos reunindo com regularidade, no âmbito da Arquidiocese, e a ênfase principal é estarmos integrados em uma mesma missão, que possamos congregados no mesmo corpo de valores”, afirmou falando do fortalecimento da educação católica no estado.

Fotos: Weslley Cruz