Missa celebra 88 anos da Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia comemorou seus 88 anos com uma missa em ação de graças realizada no pátio do hospital, na manhã desta segunda-feira, 4 de novembro. A cerimônia reuniu autoridades, representantes da PUC Goiás, entre eles a reitora Olga Izilda Ronchi, o professor Wolmir Amado, secretário da Secretaria Geral de Cultura, e a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Helenisa Gomes. Além disso, estiveram presentes o prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel, vereadores, deputados e a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Laurita Vaz.

Durante a cerimônia, personalidades e apoiadores que contribuíram para o fortalecimento da instituição foram homenageados com troféus em reconhecimento à importância de seu apoio. A celebração ressaltou a relevância da Santa Casa para Goiânia e o impacto positivo que a instituição proporciona à comunidade por meio de seus serviços de saúde e formação acadêmica.

A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia é hospital escola da PUC Goiás, sendo fundamental para a formação dos estudantes da área de saúde. Com mais de 900 colaboradores, 78 médicos, residentes e alunos da universidade, o hospital oferece serviços de saúde de alta qualidade. Segundo estimativas, são realizados mensalmente 8 mil atendimentos exclusivamente pelo SUS, 50 mil exames, 890 internações e 350 cirurgias, reafirmando o papel essencial da instituição para a população goiana e de estados vizinhos.

Em seu discurso, a superintendente geral da Santa Casa, Irani Ribeiro de Moura, destacou o compromisso da instituição com um atendimento humano e de qualidade: “Esta casa acolhe e atende com qualidade as pessoas que precisam, e cada vez mais, estamos aumentando o atendimento sem deixar de lado a humanidade”, disse. Ela também ressaltou o papel do hospital na formação dos profissionais da saúde, reforçando a importância de oferecer uma estrutura de excelência para a prática de ensino e atendimento para os estudantes da PUC Goiás.

O arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, Dom João Justino, também expressou gratidão e orgulho pela trajetória da Santa Casa. “Estamos celebrando hoje os 88 anos desta instituição que se dedica à vida das pessoas, dando saúde e acolhimento aos enfermos. É uma instituição que marca a história de Goiânia”, afirmou ele, destacando ainda o compromisso da Igreja Católica com o cuidado aos enfermos, que remonta à tradição cristã.

Fundada em 1936, apenas três anos após a criação de Goiânia, a Santa Casa de Misericórdia é fruto da iniciativa de Dona Gercina Borges, esposa de Pedro Ludovico Teixeira, fundador da capital. Ao longo de sua história, o hospital se tornou referência em atendimento pelo SUS e em ensino na área da saúde, sendo o maior hospital filantrópico do Centro-Oeste. Com cerca de 300 leitos e uma estrutura que inclui centros cirúrgicos e alas de Unidade de Terapia Intensiva, a instituição segue cumprindo sua missão de cuidado e formação.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.