Missa acolhe imagem peregrina de Nossa Senhora

A PUC Goiás recebeu na noite desta quinta-feira (16), a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. A acolhida ocorreu em missa realizada na Paróquia Universitária São João Evangelista (Pasurje), na Área 2, com a presença de fiéis e gestores da instituição. A passagem da santa pela universidade faz parte das comemorações do Ano Mariano e dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Durante a celebração, o padre Ronaldo Rangel lembrou que Nossa Senhora é o modelo a ser seguido por todos os cristãos. Ele também sublinhou a alegria em receber a imagem neste período de Quaresma. “Maria é exemplo para nós: aquela que faz a vontade Deus. E deve estar conosco, mostrando o caminho da pobreza que leva a encontrar a riqueza, que é Deus”, afirmou.

Presente à celebração, o reitor da universidade, prof. Wolmir Amado, diz que a instituição se alegra em receber a imagem peregrina, que evoca a própria formação do Brasil, em aspectos culturais e históricos.

“Essa devoção ganha novos contornos nos dias de hoje, sendo ressignificada em vista do presente e do futuro. Compartilhamos da mesma alegria do povo brasileiro (em receber a imagem) e colocamos no coração de uma instituição educacional os pés de Maria, que cuidou tão de Jesus. Que ela possa zelar e nos proteger em nossa missão educacional”, declarou.

Até o dia 31 de março, a imagem visitará a instituição, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, a sede da PUC TV, filiada da TV Aparecida, a Fundação Aroeira e a Paróquia Universitária São João Evangelista. Veja a programação completa aqui.

Histórico
No ano de 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, saíram para pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao Porto de Itaguaçu, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada na altura do pescoço.

Após lançarem a rede pela segunda vez, encontraram a cabeça da mesma imagem. Ao juntarem as duas partes, eles perceberam que se tratava de Nossa Senhora da Conceição. Depois do encontro da imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus no evento.

Por assim ter acontecido, o povo a chamou de Aparecida, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada rainha em 1904 e padroeira do Brasil, em 1930.

Veja mais sobre a devoção a Aparecida aqui.

Ano Mariano
Até o dia 11 de outubro, será celebrado o Ano Nacional Mariano, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com isso, a Igreja quer intensificar a devoção à Mãe de Jesus, sob o título de Aparecida. Por meio dessa devoção, aprender com ela o seguimento de Jesus.


Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.