Imagem da mulher na mídia pauta seminário da Comunicação

A construção de imagens da mulher através dos meios de comunicação é o eixo temático da segunda edição do Seminário Comunicação, Mídia e Política, que foi aberto na manhã desta segunda-feira, 17, e será realizado, também, no dia 25 de outubro, no Teatro PUC (Câmpus V), envolvendo 60 acadêmicos na organização e mil inscritos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito e Relações Internacionais (RI) da PUC Goiás. Idealizado pelo docente Sílvio Costa, o evento é organizado pelos acadêmicos do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda, supervisionados pela docente Patrícia Quitero, assessora de eventos da Escola de Comunicação da universidade.

Os debates foram abertos pela docente do curso de RI, Aline Borghi, que fez uma explanação sobre os estereótipos de gênero acerca da mulher no jornalismo. “A desigualdade de gênero é expressiva e impacta na carreira das mulheres, impossibilitando que cheguem ao topo da carreira. É importante que as mulheres estejam na universidade para mudarem a cultura do jornalismo”, enfatizou a palestrante.

A pesquisadora relatou sobre a primeira jornalista que comandou o New York Times, Jill Abranson, e mesmo com uma trajetória “impecável” foi demitida três anos após assumir o jornal por “ter uma gestão inadequada”. De acordo com a docente, muitas vezes a mulher não é avaliada no ambiente de trabalho por suas reais competências, mas por critérios subjetivos que fogem ao seu controle. Em seguida, a professora do curso de Jornalismo da instituição, Denize Daubt, iniciou um debate sobre mídia e emancipação feminina.

Bastidores
Para o evento acontecer, cerca de 60 estudantes cuidaram da logística e divulgação, pensando desde o cerimonial à submissão de inscrições e captação de patrocínio. A atividade compõe a grade curricular da disciplina Eventos, estudada no 6º período do curso de Publicidade. A inscrição foi gratuita e os acadêmicos arrecadaram alimentos não perecíveis que serão doados ao Centro de Valorização da Mulher (Cevam). “Destaco o aprendizado, o networking devido à proximidade que temos com os professores, além da integração entre os estudantes, pois estão presentes aqui vários cursos”, pontuou a monitora da disciplina, Bárbara Rede.

Acesse a programação completa:
www.doity.com.br/seminarios-comunicacao/

Fotos: Weslley Cruz