Mestrandas debatem fundamentos do Serviço Social

Em tom de conversa e como um exercício para reflexão coletiva, mestrandas em Serviço Social pela PUC Goiás participaram de seminário avançado que apresentou e debateu os fundamentos da profissão de assistente social. Graduandos e pós-graduandos da universidade acompanharam a programação na noite desta terça-feira, 29, no Auditório da Área 1 da universidade.

Responsável pela disciplina Seminário Avançado: Fundamentos do Serviço Social, a profa. Sandra de Faria explica que o objetivo foi ofertar um conteúdo que ainda não estava disponível em cadeiras obrigatórias e optativas. “As mestrandas vão apresentar o resultado dos debates e das reflexões em sala. É um estudo bibliográfico sobre a origem do Serviço Social, as interpretações históricas dessa origem, consolidação da profissão do Brasil e suas críticas ao pensamento conservador”, explica.

Coordenadora da atividade, ela ressalta que a bibliografia trabalhada ao longo do semestre é “inerente à formação em Serviço Social” tanto na graduação quanto na pós-graduação. “Pra compreender a profissão, é necessário que se tenha uma concepção histórica sobre ela”, ressalta.

Discussão e prática

A apresentação das mestrandas foi dividida em dois blocos. No primeiro, elas falaram sobre a concepção histórica de Serviço Social. No segundo, a respeito da intenção de ruptura e de crítica ao conservadorismo.

Egressa de Serviço Social e pós-graduanda na universidade, Anaterra Meira, acredita que os debates trazidos pela disciplina podem auxiliá-la no próximo ano. Ela irá a campo entrevistar mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), seu objeto de pesquisa no mestrado. Ela vai abordar o impacto da linguagem audiovisual na corporeidade das mulheres trabalhadoras. “A disciplina me ajudou a entender, como profissionais, essas pessoas com quem vou fazer a entrevista [para a dissertação]”, prevê.

Integração

A coordenadora do curso de Serviço Social, profa. Carmen Regina Paro, ressaltou a importância do diálogo entre graduação e mestrado e o aprofundamento das leituras e da problematização sobre a profissão. “Isso é importante não só para o Centro-Oeste, mas para que a gente possa estabelecer um maior diálogo com o Serviço Social brasileiro. Precisamos cada vez mais alargar nossa participação nesses grupos e nesses debates”, ressaltou.

Para mais informações sobre o mestrado em Serviço Social, clique aqui.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.