Mestrados e doutorados passam a contar com ferramenta de verificação de integridade de pesquisa

Mestrandos, doutorandos e professores-orientadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC Goiás passam a ter acesso, a partir de hoje, à plataforma de verificação de integridade acadêmica turnitin. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope) forneceu, nesta quarta-feira, 17, treinamento para professores que atuarão com o sistema.

“É uma ferramenta importante para qualificar os trabalhos de mestrado e doutorado, porque vamos alcançando padrões internacionais”, explica a pró-reitora, professora Milca Severino. Inicialmente, o projeto piloto terá duração de um ano e irá beneficiar cerca de 300 pesquisadores e seus orientadores. A gestão do acesso será conduzida pela Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu da Prope.

“O sistema é voltado para os pesquisadores que já estão redigindo seus trabalhos e irá proporcionar, aos professores, maior segurança na correção de teses e dissertações”, frisa. Com a ferramenta on-line, professores e alunos poderão consultar similaridades em um texto científico a partir de diversas fontes.

A plataforma identifica os trechos iguais ou similares de fontes diversas, indica os textos originais para consulta e permite que os docentes e pesquisadores verifiquem se se trata de uma citação direta, indireta, ou realmente de plágio. Após o primeiro ano, com o sucesso de uso, o numero de usuários poderá aumentar com a inclusão de acadêmicos e docentes que integram projetos de Iniciação Científica (IC) ou que estejam em fase de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na graduação.

Ainda neste ano, outro passo em direção à garantia da integridade nas pesquisas da instituição está sendo dado: a PUC Goiás está em fase de constituição de seu Comitê de Integridade de Pesquisa.

Fotos: Umaitá Pires