Mestrado em Letras recebe o prof. Arnaldo Saraiva

O poeta, ensaísta, tradutor e cronista português, o professor emérito da Universidade do Porto (Portugal), Arnaldo Saraiva, ministrou palestra ontem, 18, durante a aula inaugural do Mestrado em Letras da PUC Goiás, na Área 2. Em sua explanação, intitulada Carlos Drummond de Andrade uma pedra (preciosa) no meio do caminho, o pesquisador fez uma alusão à vida e obra do amigo Drummond, poeta brasileiro com quem teve a oportunidade de conviver e editar o livro Uma pedra no meio do caminho – Biografia de um poema, publicado no final da década de 60 do último século.

O pesquisador, que veio pela primeira vez em Goiânia com o escritor Gilberto Mendonça Teles, já visitou o Brasil outras vezes para  pesquisar a obra de Drummond, além de participar de bancas e proferir palestras. “Conheci não só o poeta, autor de muitos textos fundamentais da língua portuguesa, como também o homem. Foi uma pedra preciosa no meu caminho. Em relação ao poema, ao contrário de muitas leituras que admitem que a pedra é apenas um elemento dramático, o poema é ambíguo e pode permitir a leitura de uma pedra preciosa, no sentido positivo, inesquecível por vários motivos”, declarou o professor. O conteúdo da conferência nunca foi apresentado em Portugal, por isso, teve enfoque inédito na PUC Goiás.

O evento, prestigiado pela coordenação do Mestrado, corpo docente, discente e pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, também abriu o XI Seminário de Dissertações em Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Letras da universidade, momento em que os estudantes ingressantes do ano de 2017 apresentam suas pesquisas, que estão em andamento, e debatem o conteúdo com os professores.

Para a coordenadora do Mestrado em Letras, profa. Maria de Fátima Gonçalves Lima, a presença do prof. Arnaldo é um coroamento da internacionalização, além de representar o crescimento do Programa, que já tem parcerias firmadas com a Universidade do Porto (Portugal), Universidade Fernando Pessoa (Portugal), Universidade Sorbonne-Nouvelle Paris 3 (França) e Universidade de Salamanca (Espanha).

A pró-reitora Milca ressaltou que a interação com universidades estrangeiras tem um significado importante para a universidade, que além de contribuir para o avanço do conhecimento, interage com outros centros e pesquisadores: “é uma oportunidade que deve ser muito valorizada pelos estudantes, ao ter acesso a professores tão comprometidos na área de Letras. Nos nossos programas de mestrado e doutorado sempre acontecem atividades acadêmicas acadêmicas com a participação de convidados estrangeiros”, pontuou.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.