Mestrado em Atenção à Saúde recebe pesquisadora Sally Thorne

Pela segunda vez no Brasil e em visita inédita à PUC Goiás, a docente e pesquisadora canadense Sally Thorne, da Universidade de British Columbia, ministrou nesta quarta-feira, 7, na Área 4 (Praça Universitária), um Workshop de Descrição Interpretativa, que integra a Semana de Integração do Mestrado de Atenção à Saúde da universidade. Reconhecida pela liderança internacional e envolvimento na pesquisa em Saúde, Sally socializou com os participantes, os avanços da pesquisa qualitativa na área da Enfermagem, assim como a aplicação desse conhecimento na prática profissional.

“Temos um modo disciplinar próprio para olhar sobre os complexos problemas relacionados à saúde. Estamos muito preocupados em desenvolver estudos de base populacional e precisamos trazer essa realidade próxima às pessoas: como vamos individualizar esse conhecimento e usá-lo no cuidado em saúde”, refletiu a canadense.

A docente, que mantém um programa de pesquisa sobre gerenciamento de doenças crônicas, entre elas, o câncer, também profere nesta quinta-feira,8,  às 8 horas, no auditório da Área 1 (Setor Universitário) conferência magna sobre o tema Os desafios globais para o fortalecimento do impacto da Ciência no cuidado em saúde- o papel da pesquisa e da evidência. A atividade pauta a aula inaugural do Mestrado em Saúde, além de celebrar os cinco anos de história do programa.

Vice-coordenadora do Mestrado, a profa. Vanessa Vila informou que um público heterogêneo prestigia as atividades nos dois dias do evento, entre mestrandos, doutorandos, estudantes da graduação, acadêmicos e professores da PUC Goiás, UFG, Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Na ocasião, ela destaca o pioneirismo da professora por ser uma referência na área da Enfermagem, sobretudo, por auxiliar na reflexão da lógica do processo de pesquisa para aqueles que planejam o cuidado em saúde na atualidade. O workshop também foi prestigiado pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, profa. Milca Severino.

Fotos: Weslley Cruz