Mestrado em Atenção à Saúde realiza aula inaugural com pesquisadora portuguesa

O mestrado em Atenção à Saúde deu início nesta quinta-feira, 9, às atividades do semestre com a aula inaugural Atenção à Saúde e envelhecimento humano, na Sala de Defesas da Área 4. A aula foi ministrada pela professora dra. Nídia Braz, coordenadora de Saúde da Universidade do Algarve, em Portugal.

“Ninguém pode evitar esse tema no século XXI. Há cada vez mais idosos e com idades mais avançadas”, explica a professora, que realiza pesquisas sobre a nutrição na terceira idade, em Portugal. O trabalho já foi acompanhado por uma professora do mestrado da PUC Goiás, o que possibilitou que outra pesquisa fosse iniciada, dessa vez, trabalhando a realidade brasileira. “A nossa ideia é caminharmos juntos para compararmos os resultados dos nossos projetos de investigação daqui e de lá”, ressalta.

A aproximação é, portanto, um passo na direção da internacionalização do mestrado, criado em 2013. “A internacionalização é muito importante na sociedade do conhecimento”, frisa pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Milca Severino. “Na PUC Goiás, é uma prática que já está bastante estabelecida”, afirma, sobre as redes de colaboração estabelecidas com pesquisadores de diversas regiões do país e do mundo.

Ainda sobre a meta de internacionalização, a coordenadora do mestrado, professora Adenícia Custódia Silva Souza afirmou que outras atividades e oportunidades relacionadas devem surgir já nos próximos meses. “Novos passos nesse sentido devem ser dados em breve para colaborações internacionais”.

A atividade foi acompanhada por alunos da nova turma do mestrado, alunos de turmas anteriores, acadêmicos da área de Saúde, professores e pelo diretor da Escola de Ciências Sociais e da Saúde, professor Renato Sandoval. Além da aula inaugural, a Nídia Braz também ministrará a disciplina Tópicos Avançados em Pesquisa nesta sexta-feira e sábado, retornando para Portugal em seguida.