Mestrado em Atenção à saúde comemora 10 anos

O Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da PUC Goiás (PPGAS), organiza durante os dias 16 e 17 de agosto, nos auditórios das Área 2 e 4, uma série de eventos para comemorar os 10 anos de atividade do Mestrado em Atenção à Saúde.

A abertura do evento contará com uma homenagem aos docentes, representantes discentes, funcionários técnico-administrativos e coordenação atual do Programa que contribuíram para o desenvolvimento e avanço do curso.

Durante a celebração, serão realizadas palestras e rodas de conversa com profissionais, docentes e egressos com o objetivo de compartilhar experiências e debater temas fundamentais para a implementação de estudos científicos à prática cotidiana.

As inscrições para o evento devem ser realizadas através deste link: 10 ANOS DO MESTRADO EM ATENÇÃO À SAÚDE – história, conquistas e perspectivas

O Programa

Com a missão de formar profissionais da saúde aptos a produzir conhecimento em benefício do desenvolvimento social, o Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da PUC Goiás amplia os pilares da instituição e inclui a construção ética do conhecimento em respeito ao ser humano.

Reconhecido pela Capes o quinto mestrado de Enfermagem da região Centro-Oeste visa não apenas a formação de mestres, mas também o estabelecimento de parcerias de pesquisa com outras universidades regionais. Entre 2013 e 2023, 148 mestres foram titulados, muitos dos quais atuam no ensino superior, gestão de saúde e no SUS

Adotando o calendário institucional da universidade para a seleção anual de candidatos ao Stricto Sensu, o programa obteve nota 3 pela Capes no quadriênio 2017-2020. Ao longo desse período, destacam-se 250 artigos publicados, 574 trabalhos apresentados em anais de eventos científicos, a organização de 95 eventos regionais e nacionais, além de 331 serviços técnicos, como pareceres científicos e avaliações de projetos.

Com uma linha de pesquisa dedicada a duas principais vertentes: Promoção da Saúde e Teorias e Métodos de Cuidado em Saúde, o Mestrado se destaca por sua inovação e impacto no cenário acadêmico e prático. Objetivando aprofundar o entendimento sobre cuidado à saúde, suas teorias, investigações e aplicações práticas.

Alguns desses pontos incluem: diversidade de debates, emprego de metodologias participativas, uso integrado de tecnologias, forte integração entre graduação e pós-graduação, supervisão constante, enfoque prático, colaborações em nível nacional e internacional, produção técnica diversificada e resposta ágil a desafios emergentes, como a pandemia da Covid-19.

Bolsas de estudo

O Programa tem demonstrado capacidade em captar recursos, visando tanto o financiamento de pesquisas quanto a concessão de bolsas de estudo para seus estudantes.

O curso conta atualmente com recursos de bolsa e custeio nos programas da Capes- PDPG, consolidação nota 3 e 4; PDPG – pós-doutorado estratégico; PROAP – programa de apoio à pós-graduação. Também possui bolsas subsidiadas pela Capes– PROSUC e Fapeg.

(Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom)