Mérito Acadêmico reconhece a trajetória de 540 estudantes

O Mérito Acadêmico chegou na sua 12ª edição com um número expressivo de homenageados. Em duas noites de solenidade, 540 estudantes foram contemplados com a premiação que reconhece a trajetória acadêmica dos estudantes que conquistaram as maiores notas durante a graduação.

As homenagens tiveram início na noite desta segunda-feira, 20, no Centro de Convenções da PUC, com 266 homenageados da Escola de Direito, Negócios e Comunicação (EDNC). Deste total, 102 receberam a summa cum laude (com a maior das honras) e 167 a magna cum laude (com grandes honras).

Já a segunda noite da solenidade, realizada nesta terça-feira, 21, acolheu 274 homenageados (81 summa e 193 magna, respectivamente) oriundos das Escolas de Ciências Médicas e da Vida (ECMV), Ciências Sociais e da Saúde (ECISS), Formação de Professores e Humanidades (ECISS) e Politécnica e de Artes.

“O Mérito é um percurso bastante consolidado junto aos estudantes da PUC. Quando iniciamos o evento, poucos alunos conheciam e hoje os ingressantes já sabem desta premiação e se dispõem a construir um percurso formativo, buscando essa avaliação diferenciada”, destacou a pró-reitora de Graduação, Sonia Margarida Gomes Sousa.

Ela também pontuou que os estudantes são avaliados em um conjunto de atividades, incluindo as dimensões do ensino, pesquisa e extensão, que compõem o tripé da universidade: “por isso são homenageados pela instituição e o que a gente sempre espera é que eles sejam inspiração para outros colegas, para as famílias, para os amigos, parentes, então este jovem diferenciado tem que fazer uma marca diferente na sociedade”, complementou.

Honraria consta no histórico acadêmico

É importante destacar que, para a seleção dos homenageados, é calculado o coeficiente de rendimento escolar (CRE), que contempla as notas de todas as disciplinas cursadas até o semestre anterior. O título magna cum laude abrange o CRE entre 8,5 e 8,9 e a summa cum laude, a média igual ou superior a 9.

Diretora da EDNC, a professora Ana Flávia Mori Cesário Rosa cumprimentou os estudantes pela premiação: “temos aqui os nossos melhores alunos reunidos. Eles já mostram um diferencial durante a graduação e a gente sabe que é certa e rápida a inserção deles no mercado de trabalho em virtude não só da nota, mas por todo envolvimento que esses alunos têm nos programas de IC, na monitoria e nas atividades de estágio. É uma comemoração é merecida”, reconheceu.

Dedicação total aos estudos

Uma das homenageadas da primeira noite de premiação, Letícia Ross, 27, caminha para a reta final do curso de Direito com aprovação na OAB e o reconhecimento por uma trajetória acadêmica de sucesso.

“Depois de muito esforço e dedicação a gente se sente realmente presenteada e muito honrada. Foi uma trajetória cheia de desafios, com muitas expectativas durante todo o curso e com muitos aprendizados. O resumo é evolução, o curso me evoluiu”, relatou a estudante.

Para alcançar a summa cum laude, ela relatou que estudava bastante durante as madrugadas e finais de semana, já que foi necessário conciliar a rotina de estudos com o trabalho.

“Fiquei totalmente abdicada da minha vida pessoal para poder fazer o melhor dentro da universidade”, contou. Agora, encerrando a graduação, ela pretende atuar na área de Direito da Família, como futura advogada.

Fotos: Ana Paula Abrão, Wagmar Alves e Weslley Cruz