Mérito Acadêmico reconhece a dedicação de 268 estudantes

Chegando na sua 11ª edição, o Mérito Acadêmico coroou a trajetória de 268 estudantes que obtiveram as maiores notas da graduação. A solenidade, presidida pela reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, ocorreu na noite da última quarta-feira, 31 de maio, no Centro de Convenções PUC (Câmpus II) com a presença das lideranças acadêmicas, docentes, acadêmicos e familiares.

Do total de homenageados, 168 receberam a honraria magna cum laude (com grandes honras), por terem alcançado média geral entre 8,5 e 8,9 e 100 conquistaram a summa cum laude (a maior das honras) pela média superior a 9,0 alcançada durante o curso.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, os estudantes têm respondido afirmativamente à estratégia de valorização da vida acadêmica. Muito mais do que ficar no registro acadêmico, a honraria certamente vai trazer uma diferenciação nos processos seletivos que os futuros profissionais terão ao longo da vida.

Somadas todas as edições do evento, ela informou que quase 2.800 estudantes já foram homenageados nos últimos anos. “O Mérito estimula os ingressantes, que estão começando sua formação e veem nesta solenidade o ápice de um processo de dedicação e de valorização do conhecimento e da ciência. O evento, então, quer dar visibilidade aos nossos estudantes de graduação, que tiveram uma trajetória diferenciada na formação deles”, refletiu.

Segundo a reitora da instituição, o Mérito é coroamento da trajetória daqueles que fizeram uma adesão plena ao projeto pedagógico do curso e à universidade como um todo: os estudantes participaram de atividades que complementam a formação, tais como iniciação científica e à docência, voluntariado, monitoria, entre outros.

“É motivo de muita alegria saber que quase 30% dos formandos são um grupo bastante seleto, que expressam aquilo que a gente tem de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. São estudantes que participaram não só da sala de aula, do laboratório, mas de programas que compõem o currículo da universidade e vão além da matriz curricular do curso. Esta noite é celebrativa, eu diria, desta formação integral em todas as dimensões da vida acadêmica, que esses alunos conseguiram transcorrer do seu curso e participar de forma efetiva”, analisou.

Maior nota

De todos os estudantes, a acadêmica que obteve a maior nota foi Brenda Rodrigues Andrade, do curso de Ciências Aeronáuticas, que conseguiu média geral de 9,7. Prestes a se formar, ela avalia que os quatro anos de graduação foram marcados por muitos desafios.

De olho no mercado, ela agora se prepara para as demandas profissionais: “tenho objetivo de ser piloto de aviação comercial, vou fazer minhas horas de voo assim que sair da universidade e junto a isso vou começar a trabalhar na parte de gestão aeroportuária”, afirmou.

Estágio complementa a formação

A busca constante pela qualificação acadêmica também é uma característica dos estudantes que conquistam as maiores notas. Acadêmica do curso de Direito, Rebeca Leopoldino Leite, sempre explorou o acervo da biblioteca e iniciou o estágio desde o início do curso para ter um contato com o universo jurídico.

Sua primeira experiência como estagiária foi na Procuradoria Geral da União (PGE), onde aprendeu a forma de elaboração das peças e a segunda foi no Tribunal de Justiça, onde pôde aprofundar seus conhecimentos nas áreas de direito civil e processo civil, complementando a formação.

“A participação do professor faz total diferença, mas o estudante precisa fazer sua parte e buscar os instrumentos que a universidade disponibiliza. É muito gratificante ver que a universidade reconhece o nosso esforço e incentiva os futuros alunos a buscarem essa dedicação na mesma proporção. Informações como essa no currículo causam um impacto positivo na imagem profissional, trazendo mais credibilidade e qualificação”, analisou.

Fotos: Ana Paula Abrão