Mérito Acadêmico reconhece a dedicação de 217 estudantes

O palco do Centro de Convenções PUC foi ocupado na última quarta-feira, 1º de junho, por 217 estudantes, dos mais diversos cursos, que têm algo em comum: a trajetória de sucesso na graduação. Nesse cenário, a 9ª edição do Mérito Acadêmico foi realizada pela universidade, em uma cerimônia marcada pela emoção, que deixa um marco atemporal no projeto de vida dos estudantes que se empenharam na caminhada formativa.

Dentre os homenageados, 67 receberam a summa cum laude, expressão em latim que significa a maior das honras e 150 foram contemplados com a magna cum laude, com a maior das honras. O primeiro grupo alcançou média igual ou superior a 9 e o segundo obteve média igual ou superior a 8,5.

Presidente da solenidade, a reitora da instituição, Olga Ronchi, ressaltou que a honraria vai muito além da conquista individual, já que implica em um compromisso coletivo cuja finalidade é a promoção do bem comum.

“Quando a universidade promove essa homenagem aos estudantes, ela está responsabilizando esses jovens que receberam esses dons, para que eles estejam a serviço da comunidade, para que essa competência seja colocada numa dimensão social, ética e de compromisso político para um mundo melhor e mais justo”, declarou.

Ao ressaltar as reflexões do papa Francisco sobre a juventude, a gestora destacou a importância da formação integral, que incentiva os estudantes a buscarem seu projeto de vida.

“É uma aposta na esperança. Vivemos uma crise ambiental sem precedentes, que é econômica, política, vivemos uma guerra e, portanto, a juventude tem que ser formada para a paz, para o compromisso ambiental de resgatar o senso de humanidade na sociedade”, complementou.

Empreendedorismo é despertado na graduação

Mais do que frequentar a sala de aula, os homenageados trazem histórias que revelam o compromisso com a trajetória formativa e o despertar de muitos dons. Farmacêutica, mestra em Bioquímica e Biologia Molecular e professora há mais de 20 anos, Kênia Jesus,47, retornou aos bancos da universidade, só que dessa vez como estudante, para fazer o curso de Gastronomia.

Sempre interessada na bioquímica dos alimentos, ela aprofundou seus conhecimentos em bean to bar, expressão em inglês que significa da semente à barra e faz uma alusão ao método de produção do chocolate. Com incentivo da coordenação do curso, ela recebeu um convite para participar de uma oficina on-line sobre fabricação de chocolate, durante a pandemia, e a virada de chave na vida ocorreu a partir desse momento.

Ao participar da atividade, ela foi despertada para o empreendedorismo e assim criou a própria marca, a Acalanto Chocolates. Sempre buscando a experiência cultural que a gastrônoma proporciona ela fez cursos em outras cidades do Brasil para aperfeiçoar as técnicas de produção e, assim, pôde não só abrir um negócio, como também dar uma identidade a ele.

“ O Mérito é um reconhecimento desse envolvimento com o curso, me sinto feliz e honrada”, celebrou a acadêmica, que recebeu a honraria summa cum laude.

Intercâmbio e aprovação na OAB

Os dons da oratória e da escrita motivaram o ingresso do jovem Lucas Auad, 23, no curso de Direito da PUC Goiás. Ao longo da graduação ele se interessou pela área do Direito Internacional, que lhe possibilitou uma experiência além-fronteiras, através de um intercâmbio realizado no segundo semestre de 2019, na Universidade de Coimbra, em Portugal, pelo edital de convênio bilateral.

Determinado e sempre focado em experiências além da sala de aula, ele pôde ter um contato com o mundo do trabalho através de um estágio de dois anos no Tribunal de Justiça, onde pôde atuar nos Fóruns Criminal e Cível.

Caminhando para a reta final da graduação, ele comemora outra conquista, além do Mérito Acadêmico, muito almejada por todos os bacharéis em Direito: a aprovação na OAB.

“Aproveitei o período da pandemia para estudar bastante, fiz meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Direito Internacional e passei na OAB, no 9º período do curso, antes de formar. E o Mérito representa o fechamento de um ciclo, fico feliz, orgulhoso e agora preparado para os desafios profissionais, que não são poucos”, ressaltou o acadêmico, que foi reconhecido com a magna cum laude.