Mercado de tecnologia seguirá em crescimento

O crescimento experimentado pelo mercado de tecnologia nos últimos cinco anos, impulsionado pela telefonia e pela internet móvel, deve se manter, de acordo com o CEO da PlayKids, Flávio Stecca. Goiano e egresso do curso de Ciências da Computação da PUC Goiás, ele esteve na universidade para ministrar palestra sobre as oportunidades nesse mercado na noite desta quinta-feira, 20.

O evento integra a programação da Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC), no II Congresso de Ciência e Tecnologia da universidade. O público que participa da iniciativa lotou o Auditório 2 da Área 2, na Praça Universitária.

“Nunca empresas surgiram e tão rapidamente geraram valor”, analisou, citando exemplos como o Facebook – que embora seja a maior empresa de consumo de mídia da atualidade não produz o próprio conteúdo – e do Uber – que oferta serviço de transporte individual, apesar de não possuir frota própria.

As consequências desse vertiginoso crescimento, explica Stecca, são as novas oportunidades de trabalho. “Vocês estão em um dos melhores mercados da história, com maiores oportunidades”, analisou, explicando que a curva de crescimento deve seguir pelos próximos cinco anos.

De acordo com ele, ao lado dos smartphones e da conexão móvel, três novos elementos devem garantir o crescimento do filão de tecnologia. Os bots, a realidade aumenta e virtual, além da internet das coisas e da inteligência artificial.

Para o CEO da PlayKids, os bots para messengers representam a porta de entrada para quem deseja ingressar no mercado de tecnologia. Por meio deles, o usuário pode interagir diretamente com um produtor ou serviço, sem a necessidade de novos aplicativos. “Telegram e Facebook lançaram bots recentemente e o WhatsApp lançou um experimental. As primeiras empresas que desenvolverem as oportunidades com bots crescerão muito rápido”, prevê.

A empresa
Maior plataforma digital voltada para crianças, a PlayKids é uma biblioteca digital com mais de mil livros para crianças entre quatro e 10 anos adquirirem o hábito da leitura. O app conta com clássicos da literatura infantil e histórias mais recentes produzidas pela Disney e Marvel como Procurando Nemo, Toy Story e Os Vingadores.

O objetivo é estimular o desenvolvimento de crianças por meio de interação e conectividade, aliadas a conhecimento e diversão. Disponíveis em até oito idiomas, os títulos podem ser lido nos formatos tradicional, interativo e narrado.

Congresso
A programação do Congresso de Ciência e Tecnologia segue nesta sexta-feira, 21. O encerramento será às 17 horas, com a premiação dos melhores trabalhos pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope). A solenidade ocorre no Auditório da Área 1, no Setor Leste Universitário.