Memorial do Cerrado abre suas portas para a comunidade no Dia do Folclore

O Memorial do Cerrado realiza na próxima terça-feira, 22 de agosto, um evento gratuito em comemoração ao Dia do Folclore. Os diversos ambientes que compõem o complexo científico estarão abertos para visitação da comunidade. A programação contará ainda com catira, folia de reis, congada, oficina de rapadura, oficina de cachaça, oficina de tapioca, roda de capoeira, roda de viola, entre outras atividades culturais.

O Memorial do Cerrado é uma unidade física do Instituto do Trópico Subúmido, que há 31 anos faz do bioma Cerrado seu eixo epistemológico. Situado no Câmpus II da PUC Goiás, é um dos museus que mais recebe visitação no estado goiano com uma média de 120 pessoas por dia.

“Recebemos milhares de pessoas oriundas de demandas espontâneas, principalmente, famílias e turistas, mas substancialmente escolas, colégios e faculdades, acolhendo estudantes das mais diferentes faixas etárias da rede pública e particular de Goiás e outros estados para conhecer e desfrutar de nosso espaço”, ressalta a direção do Memorial.

Espaços cenográficos

O Memorial é composto pelos seguintes espaços: Museu de História Natural, que traça uma linha evolutiva da formação do planeta Terra até a ocupação do Planalto Central pelos povos originários. Vila Cenográfica Santa Luzia, que retrata a ocupação pelos portugueses no final do século XVIII, composto por um espaço urbano e um rural. Quilombo em tamanho real e uma Aldeia Timbira.

Para além do circuito, um viveiro de plantas nativas e uma usina de compostagem retroalimenta as plantas. O jardim botânico alinha a percepção sensorial do Cerrado com trilhas ecológicas, completando a abordagem didático-pedagógica do complexo científico.

(Texto: Por Equipe do ITS, editado pela Dicom)