Memória e futuro nos dez anos do mestrado em História

Com a presença de egressos, pós-graduandos, professores e funcionários, o Programa de Pós-Graduação em História (PPGMHIST) da PUC Goiás celebrou seus 10 anos na noite desta segunda-feira (24). O encontro, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), trouxe à memória a trajetória do programa e as perspectivas para os próximos anos, como a possibilidade de criação do doutorado.

Representando o reitor Wolmir Amado, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, destacou que os presentes no aniversário têm em comum a luta pela educação de qualidade. “São dez anos de luta, de empenho, de estudos”, afirmou, ressaltando que, agora, o olhar deve estar voltado para o futuro. “O que podemos fazer para que o programa seja cada vez melhor?”, explicou.

Para a atual coordenadora do programa, profa. Thaís Marinho, relembrar a caminhada desta primeira década é fundamental para perceber os obstáculos vencidos e pensar sobre o futuro. “A PUC Goiás busca sua excelência do conhecimento em qualquer nível. Em uma década do mestrado em História, temos tentado concretizar, a cada passo que damos, essa excelência. Esse é o momento de celebrar isso e também pensar o caminho que temos pela frente”, frisou.

O diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades, prof. Romilson Siqueira, avalia que os 10 anos do programa de pós-graduação simbolizam um marco em uma trajetória de compromisso com a pesquisa, a produção intelectual e a transformação social. Ele citou ainda a perspectiva de maior integração entre graduação e mestrado. “O programa já articulava e articulará ainda mais a partir de agora fortes vínculos com a graduação em História, em uma relação forte, duradoura e comprometida”, declarou.

Já o coordenador da pós-graduação Stricto Sensu, prof. Darlan Tavares Feitosa, deixou uma mensagem de incentivo aos acadêmicos do programa, que já diplomou 158 pessoas. “Estejam aqui para escrever as suas próprias histórias, aproveitem essa estadia no mestrado. Esse curso tem impacto não só no Centro-Oeste, mas também no Norte e no Nordeste”, disse.

Trajetória
Docentes que tiveram atuação importante para a criação e fortalecimento do mestrado participaram de mesa-redonda: a profa. Terezinha Marra e o prof. Eduardo José Reinato, ex-coordenadores; a profa. Beth Bicalho, do Instituto Dom Fernando (IDF) e ex-coordenadora Departamento de História, Geografia e Ciências Sociais (HGS) da instituição; e promotor Jalles Guedes, primeiro aluno a defender dissertação no programa. Além disso, quatro livros foram lançados.

Fotos: Wagmar Alves