Mais de 20 mil realizam prova nesta quinta-feira

A rotina nos câmpus da PUC Goiás foi diferente nesta quinta-feira, 11, com a realização da 11ª edição da Avaliação Interdisciplinar (AI). Mais 24 mil acadêmicos, em todos os cursos de graduação da universidade, serão testados durante todo o dia. As provas no período matutino e vespertino já foram realizadas e, às 19 horas, será encerrada a última etapa em todas as áreas.

Cada prova é composta de 40 questões, sendo dez de formação geral e 30 de conteúdo específicos. O conteúdo é elaborado pelas equipes dos cursos de graduação. O aluno de Psicologia Thales Nogueira, 23, está na sua terceira AI desde que ingressou na universidade. Para ele, é um desafio testar todos os conteúdos. Mas garante que o resultado será positivo, em especial, nas questões de conhecimento geral. “Busco estar atento às notícias e sempre bem informado”, garantiu o estudante, que terminou a prova ainda no começo da manhã.

Para a instituição, o resultado da AI também é um diagnóstico do processo ensino-aprendizagem e permite ao colegiado a avaliação semestral da metodologia, conteúdo ministrado e o desempenho docente. Segundo a coordenadora de Apoio Pedagógico, Luciana Alves Antonio Machado, as provas foram realizadas normalmente durante os dois primeiros turnos e já amanhã, os acadêmicos poderão conferir os gabaritos nos murais dos cursos. “Eles têm um prazo para recorrer em qualquer questão até que as provas sejam corrigidas e as notas lançadas”, explica a professora. A prova tem valor de 0 a 1 ponto, que será somado à média geral da N2.

As provas são elaboradas a partir de uma matriz de referência e construída com base nas diretrizes curriculares de cada curso, o que permite que o avaliado inter-relacione as várias disciplinas estudadas. “A partir da prova, ele pode perceber a conexão entre as disciplinas e reforçar os conteúdos”. Com este foco, a prova reúne questões diversas de cada formação profissional.

Para Ana Priscila Dorquato, 28 anos, que está no 8° período de Ciências Contábeis, e fez a sua última prova, a experiência é interessante para saber qual é o rendimento do aluno. “É uma prova bem tranquila, que aborda todas as disciplinas e dá pra ter uma noção se você está absorvendo o conteúdo ou não”, contou a veterana.

A jovem Tatiana Vieira, 20, testou os conhecimentos na área de Fisioterapia. Ela, que está no 4º período, garante que o teste é válido para todos e que, em especial, a parte de conhecimento geral coloca os alunos e os professores para refletirem sobre a conjuntura atual da profissão e do país. (Colaboração: Ana Paula Leal, estagiária de Jornalismo)