Mais de 20 mil realizam prova nesta quinta-feira

A rotina nos câmpus da PUC Goiás foi diferente nesta quinta-feira, 11, com a realização da 11ª edição da Avaliação Interdisciplinar (AI). Mais 24 mil acadêmicos, em todos os cursos de graduação da universidade, serão testados durante todo o dia. As provas no período matutino e vespertino já foram realizadas e, às 19 horas, será encerrada a última etapa em todas as áreas.

Cada prova é composta de 40 questões, sendo dez de formação geral e 30 de conteúdo específicos. O conteúdo é elaborado pelas equipes dos cursos de graduação. O aluno de Psicologia Thales Nogueira, 23, está na sua terceira AI desde que ingressou na universidade. Para ele, é um desafio testar todos os conteúdos. Mas garante que o resultado será positivo, em especial, nas questões de conhecimento geral. “Busco estar atento às notícias e sempre bem informado”, garantiu o estudante, que terminou a prova ainda no começo da manhã.

Para a instituição, o resultado da AI também é um diagnóstico do processo ensino-aprendizagem e permite ao colegiado a avaliação semestral da metodologia, conteúdo ministrado e o desempenho docente. Segundo a coordenadora de Apoio Pedagógico, Luciana Alves Antonio Machado, as provas foram realizadas normalmente durante os dois primeiros turnos e já amanhã, os acadêmicos poderão conferir os gabaritos nos murais dos cursos. “Eles têm um prazo para recorrer em qualquer questão até que as provas sejam corrigidas e as notas lançadas”, explica a professora. A prova tem valor de 0 a 1 ponto, que será somado à média geral da N2.

As provas são elaboradas a partir de uma matriz de referência e construída com base nas diretrizes curriculares de cada curso, o que permite que o avaliado inter-relacione as várias disciplinas estudadas. “A partir da prova, ele pode perceber a conexão entre as disciplinas e reforçar os conteúdos”. Com este foco, a prova reúne questões diversas de cada formação profissional.

Para Ana Priscila Dorquato, 28 anos, que está no 8° período de Ciências Contábeis, e fez a sua última prova, a experiência é interessante para saber qual é o rendimento do aluno. “É uma prova bem tranquila, que aborda todas as disciplinas e dá pra ter uma noção se você está absorvendo o conteúdo ou não”, contou a veterana.

A jovem Tatiana Vieira, 20, testou os conhecimentos na área de Fisioterapia. Ela, que está no 4º período, garante que o teste é válido para todos e que, em especial, a parte de conhecimento geral coloca os alunos e os professores para refletirem sobre a conjuntura atual da profissão e do país. (Colaboração: Ana Paula Leal, estagiária de Jornalismo)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.