Maior evento de Zootecnia do país é recebido pela PUC Goiás

O teatro do Centro de Convenções PUC, no Câmpus II da universidade, recebeu na noite desta terça-feira, 28, a abertura oficial do Congresso Zootecnia Brasil, considerado o maior evento da área no país. A programação, iniciada ontem, segue até quinta-feira, 30, com público esperado de 3.400 congressistas entre estudantes, pesquisadores e profissionais brasileiros e de 15 países. Pela primeira, o evento reúne duas tradicionais iniciativas do segmento: o Congresso Brasileiro de Zootecnia e a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. As atividades estão organizadas sob o tema Construindo saberes, formando pessoas e transformando a produção animal.

Um dos presidentes do congresso, o prof. Bruno Mariano, do curso de Zootecnia da PUC Goiás, informa que o congresso agrega 36 atividades simultâneas, sendo 150 palestras; destas, 26 contam com ministrantes internacionais. Ainda segundo ele, ao longo dos quatro dias, serão apresentados 1.860 trabalhos científicos por meio de pôster e apresentação oral. “Estamos buscando a inovação tecnológica. Quase todas as cadeias produtivas importantes do agronegócio estão sendo discutidas no congresso”, acrescenta.

A programação conta ainda com o 6º Congresso Americano de Cunicultura,  o V Formuleite e os Jogos Universitários da Zootecnia (JUZ), realizados no Complexo Poliesportivo  do Câmpus II no último fim de semana.

Vocação regional

O reitor da universidade, prof. Wolmir Amado, prestigiou a abertura do Zootecnia Brasil e salientou a relevância social  econômica do evento. “A PUC Goiás se soma às outras universidades da região. Isso nos aproxima mais e nos coloca com espírito de unidade para o desenvolvimento da educação superior no Estado. E, sobretudo, há um aspecto social muito importante. Colaboramos também para uma vocação muito marcante aqui do Centro-Oeste, que é a agricultura, a pecuária”, frisou.

Ele citou ainda a alegria em receber o evento – maior da área no Brasil – no Câmpus II. “A PUC se empenhou muito na construção dessa obra, do Centro de Convenções. Também houve um investimento muito grande neste Câmpus da universidade. Portanto, toda vez que se vê a casa cheia se identifica o reconhecimento de que esse espaço está atendendo à sua grande finalidade: congregar homens e mulheres que atuam, no campo da ciência, da arte, que colaboram para o desenvolvimento econômico, social”, analisou.

Coordenador do curso de Zootecnia da universidade e integrante da comissão, o prof. Marcos Castanheira avalia que o congresso ajuda a levar o nome da PUC Goiás para outras partes do Brasil. “Os maiores representantes e pesquisadores da área estão aqui conhecendo nossas estruturas, trazendo conhecimento, reciclando nossos professores e alunos, a comunidade em geral”, afirmou.

Conhecimento

O acadêmico do mestrado em Zootecnia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Daniel Augusta Barreta, 23 anos, comentou que veio de Chapecó, cidade do oeste catarinense, à Goiânia pela primeira vez para participar do evento. “Vim tanto para receber conteúdo técnico como também para conhecer a cidade e até o momento tenho atendido minhas expectativas”, disse.

Já a estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Bruna Rosa Batista, 25, veio de Cuiabá e espera agregar conhecimento com as palestras ministradas. “Vim por conta das palestras de hoje (28) que são da minha área, piscicultura, tanto de produção quanto de sanidade”, explicou.

(Com a colaboração de Denise Alves, estagiária de Jornalismo da Dicom)

Fotos: Ana Paula Abrão