Aulão da TV Anhanguera lota Centro de Convenções da PUC Goiás

Com a proximidade das provas do Enem (5 e 12 de novembro), a ansiedade dos candidatos aumenta dia após dia. Para tentar driblar um pouco essa sensação e, ao mesmo tempo propor uma revisão de grande parte de todo o conteúdo que será cobrado nos exames, 28 aulas foram preparadas para um público de cerca de 5.000 pessoas, que conseguem acessar simulados a video aulas até o dia das provas.

O Aulão da TV Anhanguera, que está em sua 6ª edição, foi realizado nos dias 28 e 29 de outubro no Teatro do Centro de Convenções da PUC Goiás. A iniciativa gratuita é uma realização da TV Anhanguera em parceria com a Universidade e apoio do Colégio Átrio.

Além de um mix de dicas e uma super revisão, professores da PUC Goiás dos cursos de Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia e Educação Física, deram dicas para um bom desempenho durante as provas.

Para a diretora de Jornalismo da Rede Anhanguera Goiás/Tocantins, Brenda Freitas, o evento segue se consolidando um sucesso, especialmente este ano: “É fantástico ver esse Centro de Convenções lotado de pessoas com sede de aprender e a gente podendo oferecer isso para elas: um aulão com muita qualidade”.

Ainda de acordo com Brenda, o modelo do Aulão da TV Anhanguera é eficiente a ponto de, na TV Anhanguera, serem recebidas muitas mensagens pós-evento de pessoas dizendo que passaram no Enem por causa do aulão: “Esse é o melhor presente que a gente poderia receber, que é ver que ajudou um estudante a dar início à vida profissional, obtendo uma boa nota e a vaga na universidade. O Aulão da TV Anhanguera 2024 está garantido”, afirma otimista.

Presente no evento, a pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes Sousa lembrou que as duas primeiras edições do Aulão da TV Anhanguera foram feitas on-line, em função da pandemia e que, estar diante do teatro do Centro de Convenções da PUC Goiás lotado de pessoas, é uma realização: “Eu acho que, para os estudantes, estar aqui, passa um clima de coletividade, de partilha, e é também um momento decisivo para a vida profissional deles”, registra.

A professora cita também que o contato com os professores do Colégio Átrio favorece muito na revisão dos conteúdos: “São profissionais de excelência e que têm muita experiência. São dicas, observações que esses professores trazem em função das experiências anteriores que esses eventos trazem, mas também mostrando tendências, perspectivas, possibilidades, então, eu acho que é uma síntese de uma dimensão profissional”.

Outro aspecto de extrema relevância foi lembrado pela professora: o acesso democrático às aulas, algo difícil para a grande maioria do público e que certamente colaborará na resolução das questões da prova do Enem.

Também presente no evento, a reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi, lembra que a prova do Enem é um processo de avaliação que traz grande ansiedade e desgaste psicológico e emocional, o que acaba influenciando enormemente no dia de prova: “Essa preparação psicológica é fundamental para o sucesso do candidato no dia da prova e, nesse sentido, a gente tem feito a diferença com o Aulão da TV Anhanguera e a parceria com o colégio Átrio, que é muito bem preparado. Já os profissionais da PUC Goiás participam mais da psicológica:  temos conosco o apoio de professor de educação física, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, ou seja, um conjunto de profissionais que preparam o estudante nesse aspecto”, cita.

A professora destaca, também, outro fator de fundamental importância para o sucesso do Aulão da TV Anhanguera: a parceria mais que exitosa com a TV Anhanguera, que disponibiliza toda a sua infraestrutura tecnológica e de redes sociais para o evento: “Por essa razão, a gente tem um alcance fantástico, porque o Aulão da TV Anhanguera acontece de forma presencial e em formato híbrido, portanto, permite participação online de praticamente todos os Estados do país”.

Ainda sobre o Enem, Olga Ronchi destaca que o Brasil é um país que tem um dos piores índices da América Latina e do mundo de inserção de jovens no ensino superior e o Enem acabou se consagrando como uma porta de entrada importantíssima para os jovens, tanto para a rede pública, quanto para a rede comunitária e privada, por meio de programas sociais como o Sisu e o ProUni, principalmente (no caso da PUC Goiás, o Vestibular Social também).

“Eu diria que é uma política pública que a gente deve incentivar porque ela traz um projeto de vida para o estudante. Nós sabemos que a participação de um jovem no ensino superior é condição muitas vezes para alavancar uma família inteira, então, é um programa que tem um impacto social muito forte e é uma forma de a PUC Goiás contribuir com essa política pública para o ensino superior, abrindo portas para que os estudantes se sintam incentivados a continuar os seus projetos de estudo e ter condição de pleitear a educação superior porque é uma alavanca para o desenvolvimento social. O ensino superior depende muito desses jovens porque sabemos que dali sai ciência, desenvolvimento científico, tecnológico e social do país”, afirma.