Luto é debatido em simpósio multidisciplinar

A PUC Goiás realizou nos dias 29 e 30 a primeira edição do Simpósio Multidisciplinar em Luto com o tema: Práticas e Atravessamentos da Morte, da Vida e dos Lutos. O evento híbrido, teve palestras no YouTube e presenciais.

A programação contou com diversos debates sobre Musicoterapia, Fotografia e até Intervenções no processo de luto. “Programação intensa e muita extensa com temas urgentes para a sociedade”, afirmou a professora Carol Goos, durante a abertura do evento.

O tema foi escolhido também para celebrar o primeiro ano do Laboratório de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Luto (Lepilu), que realiza ações de cuidado voltadas para a comunidade goianiense em luto e também busca ampliar as discussões do tema.

Para a psicóloga Clara Sullivan, egressa da PUC Goiás e uma das participantes do Lepliu, afirma que eventos como o Simpósio possibilitam levar a temática da morte, do luto, para todos os lugares possíveis.

Em uma das palestras, a profa. dra. em Psicologia, Cláudia Zanini, afirmou que o “luto pode ser entendido como uma importante transição em todas as áreas, com impacto em todas as áreas da influência humana”. Ela compartilhou experiências, como a Musicoterapia, de atendimento às pessoas enlutadas.

O evento foi promovido pelo Programa em Nome da Vida. A programação completa está disponível no YouTube da PUC Goiás.