Livros sobre comunicação, política e mídias sociais serão lançados em março

O twitter nas Campanhas Eleitorais: Novos desafios para os atores políticos e Personalidades Construídas no Cinema Documentário são livros interessantes para quem busca entender política e comunicação de uma forma simples e ao mesmo tempo profunda. As obras são publicações da editora paranaense CRV, e possuem versões impressas e e-book.

O primeiro livro busca a discussão de como o Twitter colaborou nas campanhas para governador e prefeito em Goiás, nos anos 2010 e 2012. Não se pode esquecer o quão forte é a influência das redes sociais nos dias de hoje, e quando se trata de política não poderia ser diferente. A rede social mais utilizada pelos jovens é o twitter, e muitas autoridades e candidatos políticos utilizam a plataforma como principal forma de comunicação e também como fonte para futuras matérias sobre algo que está por vir.

Nascido de uma tese de doutorado de sociologia da UFG em 2014, para a riqueza do conteúdo do livro O twitter nas Campanhas Eleitorais: Novos desafios para os atores políticos – Luiz Carlos Fernandes, foi feito um estudo sobre as campanhas eleitorais de 2014 e 2018. Ele investigou os temas, discursos e estratégias usadas pelos candidatos a cargo majoritários, e mostra com a obra as tendências e evolução das campanhas feitas no mundo virtual.

Já o segundo livro (Personalidades Construídas no Cinema Documentário) foi escrito pelas professoras Patrícia Quitero Rosenzweig – (Publicidade e Propaganda – PUC Goiás) e Rosa Berardo (Faculdade de Artes Visuais da UFG). Elas analisam em sua obra dois importantes documentários: Triunfo da Vontade, 1934, de Leni Riefenstahl; e Entreatos: Lula a 30 dias do poder, 2002, de João Moreira Salles.

O material procura demonstrar como se dá a criação de uma imagem pública de personalidades políticas por meio dos documentários abordados, e relata a singular reunião do partido nacional-socialista alemão NSDAP e os bastidores da campanha presidencial brasileira do então candidato à presidência da república, Luiz Inácio Lula da Silva. A obra é didática e de fácil compreensão, então até aqueles que não possuem tanto conhecimento no assunto em discussão não terá dificuldade no seu entendimento.

O lançamento ocorrerá na próxima quinta, 12, às 17 horas, no Café Yvy – Setor Marista, e conta com a presença dos professores, comunicadores e autores das obras Luiz Carlos Fernandes e Patrícia Quitero Rosenzweig. Eles ministram aulas nas instituições de ensino superior PUC Goiás (Curso de Publicidade e Propaganda) e em outros cursos de comunicação na UNIP, Alfa e Fasam.

(Texto: Ingrydi Marques, estagiária do curso de Jornalismo)