Livro marca registro sobre a seguridade social em Goiás

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e o curso de graduação em Serviço Social da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da PUC Goiás lançaram na noite desta quarta-feira, 10, o livro Seguridade Social em Goiás: ensaios críticos e pesquisa em Serviço Social (Editora da PUC Goiás, 389 páginas), durante a programação da 34ª Semana da/o Assistente Social, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades.

A obra, é organizada pela professora do mestrado em Serviço Social Sandra de Faria, pela docente e coordenadora do curso de graduação, Carmen Regina Paro, e por Walderez Loureiro Miguel, que integrou o corpo docente da instituição de 1979 a 2009, atuando como professora titular dos dois cursos.

Coordenadora do projeto de pesquisa, realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), que deu origem ao livro, a professora Walderez destaca a importância da obra, inédita. “Estamos comemorado os dez anos do Programa. É uma produção que expressa o processo de desenvolvimento desse mestrado, que é único em nossa região”, pontua. Sobre a obra, a organizadora revela que o livro se preocupa com a seguridade social de forma mais ampla, ultrapassando as três políticas públicas destacadas pela Constituição de 1988: a assistência, a seguridade e a saúde.

“É um estudo original sobre a temática. Uma obra que reúne professores, pesquisadores convidados e egressos”, destaca a professora Sandra de Faria.

Articulação

O lançamento marca, ainda, as comemorações de 10 anos do Programa de Pós-Graduação e de seis décadas do curso de graduação em Serviço Social. “Existe essa articulação do mestrado com a graduação, uma história que vem sendo construída. No caso do livro, estudantes que estavam na graduação na época da pesquisa, acabaram indo para o mestrado. O projeto se desdobrou em diversos subprojetos, resultou em artigos, TCCs e, agora, na publicação do livro”, explica a coordenadora da graduação, professora Carmen Regina Paro.

Em seus dez anos, o mestrado possui mais de 100 dissertações apresentadas e formou 11 turmas. O próximo edital deve ser lançado em setembro deste ano, para a turma de 2018.