Livro inédito sobre Papanicolaou é lançado na PUC

Conhecido pelo exame que mudou a história do câncer de útero, o médico e cientista grego George Nicholas Papanicolaou foi o responsável por uma das criações que revolucionou a citopatologia. O exame preventivo, que ganhou o seu nome, reduziu em mais de 50% o número de mortes entre mulheres.

Mas a história do grego, que morreu no ano em que seria indicado ao Nobel da Medicina, não é tão conhecida como o seu exame, popularizado a partir da década de 1940 e até hoje a melhor forma de prevenção da doença. Ainda não existia biografia com a história do médico, que viveu de 1883 à 1962. Foi para preencher esta lacuna que os pesquisadores Gibran Daher e Rana Hoda lançaram o livro George Nicholas Papanicolaou – O Legado.

Médico graduado pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Gibran Daher, participou nesta terça-feira, 20, do lançamento da publicação em aula pública, na PUC Goiás, promovida pela Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas. Gibran falou da inspiração para o trabalho, da parceria com a médica Rana, que também é diretora do Laboratório de Citologia Papanicolaou em Nova Iorque.

O trabalho de Papanicolaou foi destrinchado pelos autores, que registraram desde a infância dele na Grécia, onde se formou médico, seguindo o pedido do pai, que tinha a mesma profissão e era senador, até os anos de casamento com uma alemã, que participou de longa experiência com o exame. “A história dele é impressionante e o seu legado muda a vida de várias mulheres em todo o mundo”, explicou o autor.

Gilbran também falou para o público presente da importância de se arriscar em novos rumos durante a graduação. “É preciso procurar uma forma de contribuir de fato para a sociedade e trazer inovação para a sua área”, disse ele à plateia repleta de estudantes dos cursos da escola da PUC Goiás.

O evento, na Área 4, contou com a participação da diretoria da Escola e dos cursos, professores e alunos. Entre eles, Luiz Murilo Martins Araújo, citopatologista e professor do curso de Biomedicina, que apresentou o lançamento editorial. “Papanicoalou criou um método e uma especialidade médica que revolucionou a história”, afirmou o professor, que cita o biografado como um luminar para a oncologia do mundo.

Fotos: Weslley Cruz