Livro inédito sobre Papanicolaou é lançado na PUC

Conhecido pelo exame que mudou a história do câncer de útero, o médico e cientista grego George Nicholas Papanicolaou foi o responsável por uma das criações que revolucionou a citopatologia. O exame preventivo, que ganhou o seu nome, reduziu em mais de 50% o número de mortes entre mulheres.

Mas a história do grego, que morreu no ano em que seria indicado ao Nobel da Medicina, não é tão conhecida como o seu exame, popularizado a partir da década de 1940 e até hoje a melhor forma de prevenção da doença. Ainda não existia biografia com a história do médico, que viveu de 1883 à 1962. Foi para preencher esta lacuna que os pesquisadores Gibran Daher e Rana Hoda lançaram o livro George Nicholas Papanicolaou – O Legado.

Médico graduado pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Gibran Daher, participou nesta terça-feira, 20, do lançamento da publicação em aula pública, na PUC Goiás, promovida pela Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas. Gibran falou da inspiração para o trabalho, da parceria com a médica Rana, que também é diretora do Laboratório de Citologia Papanicolaou em Nova Iorque.

O trabalho de Papanicolaou foi destrinchado pelos autores, que registraram desde a infância dele na Grécia, onde se formou médico, seguindo o pedido do pai, que tinha a mesma profissão e era senador, até os anos de casamento com uma alemã, que participou de longa experiência com o exame. “A história dele é impressionante e o seu legado muda a vida de várias mulheres em todo o mundo”, explicou o autor.

Gilbran também falou para o público presente da importância de se arriscar em novos rumos durante a graduação. “É preciso procurar uma forma de contribuir de fato para a sociedade e trazer inovação para a sua área”, disse ele à plateia repleta de estudantes dos cursos da escola da PUC Goiás.

O evento, na Área 4, contou com a participação da diretoria da Escola e dos cursos, professores e alunos. Entre eles, Luiz Murilo Martins Araújo, citopatologista e professor do curso de Biomedicina, que apresentou o lançamento editorial. “Papanicoalou criou um método e uma especialidade médica que revolucionou a história”, afirmou o professor, que cita o biografado como um luminar para a oncologia do mundo.


Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.