Liga apresenta na Jornada campo de atuação para biomédico

Lugar de biomédico é na análise laboratorial, certo? Errado! Uma das áreas de atuação  desse profissional é a perícia, assunto abordado pela Liga Acadêmica de Ciências Forenses (LaForense) da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas, na Estação das Profissões da Jornada da Cidadania. Na tarde desta quinta-feira, 24, o estande atraiu o público que passou pelo evento comunitário da universidade.

Em parceria com peritos criminais da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás (SPTC/SSP), eles apresentaram instrumentos usados para desvendar crimes. Na bancada, lupas, fichas de cadastro de digital, e fracos de substâncias para os procedimentos. “Dependendo do vestígio, é esse o material que a gente vai ter analisar”, explica o acadêmico Matheus Cavalcante Santiago, 20 anos, estudante do 7º período do curso e integrante da diretoria da Liga.

Até sábado, 26 – último dia da Jornada – 15 alunos, membros da LaForense, se revezam na bancada apresentando as possibilidades de atuação do egresso em Biomedicina. “O biomédico tem 36 campos de atuação. A perícia trabalha sobretudo com as áreas de toxicologia e biologia molecular”, explica o presidente da Liga, Ábner Flaviano, 23, acadêmico do 7º período.

A Jornada

Com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários administrativos – a PUC Goiás e seus parceiros vão receber o público até sábado, 26, e se mobilizar nas diversas Estações, além de participar ativamente da Feira da Solidariedade e dos Jogos Universitários. Confira a programação completa clicando aqui.

Histórico

Criada em 2005, como Semana de Cultura e Cidadania, as 12 primeiras edições de evento ocorreram na Área 1 da PUC Goiás, no Setor Leste Universitário. O formato foi ampliado e, em 2013, foi realizada a 1ª Jornada da Cidadania. A partir de 2015, em sua segunda edição, a ação comunitária passou a ser realizada do Câmpus II, no Jardim Mariliza.