Liga Acadêmica de Nutrição discute gestão e consultoria em estabelecimentos alimentícios

A Liga Acadêmica de Nutrição da PUC Goiás (LAN), realizou na última terça-feira, 14, no auditório da Área 2, o curso introdutório para alunos da graduação, com o intuito de abrir as atividades extracurriculares do semestre letivo.

O evento contou com a palestra da empresária, Mariana Morais, sobre gestão e consultoria em estabelecimentos alimentícios, uma área em ascensão, mas pouco difundida na esfera profissional.

Veja foto do evento

‌Gestora e presidente da Liga, Helena Posterli comentou sobre a importância de apresentar novos horizontes de mercado aos estudantes do curso.

“Nós procuramos conscientizar as pessoas sobre a importância da nutrição em outras áreas, além da área da saúde, porque muitas não sabem, mas a nutrição pode estar à frente de comércios alimentícios. Então, o nosso objetivo é levar esse tema aos nossos colegas, que é diferente do que as pessoas esperam. A Nutrição é uma formação com um foco bastante direcionado para a saúde e o âmbito esportivo, por isso que é muito importante trazer essa conscientização, para que as pessoas fiquem sabendo que a gestão de empresas também é uma área muito valorizada hoje em dia”, salienta.

‌Durante a palestra, os graduandos foram convidados a explorar o universo da consultoria através da partilha de experiências proporcionada pela convidada. Mariana Morais é proprietária da empresa Qualitê, possui 20 anos de atuação profissional no meio, e já lecionou na PUC por uma década. Segundo a palestrante, o aluno não deve se limitar em uma única atividade dentro da profissão, e deve buscar todas as diversas oportunidades que a Nutrição oferece.

“A nutrição vai além da área do consultório, área clínica, área de saúde pública. É uma profissão que também aborda métodos voltados para a alimentação coletiva. Dentro deste ramo, nós trabalhamos tanto a parte de boas práticas, para garantir um alimento seguro para o cliente, que se envolve também a saúde, quanto com a gestão. Hoje o nutricionista pode trabalhar na parte de gerenciamento de restaurantes, juntamente com os proprietários, com gestores, onde conseguimos através da nutrição, otimizar processos, fazer a redução de custo e diminuir o desperdício dos restaurantes”, pontuou.

A empreendedora reiterou que esse é um nicho de atuação do nutricionista. Atualmente, o leque é bastante amplo, inclusive, dentro da área de consultoria, que pode dar mais rendimentos ao funcionário do que um trabalhador, um nutricionista, que fica o tempo todo dentro de uma unidade de atendimento.

‌Ao longo da apresentação, os discentes tiveram contato com ferramentas e práticas que muitos já estão habituados, como a famosa Ficha técnica de preparação, instrumento operacional de apoio aos nutricionistas.

Também foram abordadas práticas básicas da consultoria e um acessório inovador para a profissão, chamado Engenharia de cardápio, permitindo ao nutricionista avaliar e analisar de forma minuciosa o menu dos restaurantes.

‌Grata por retornar à PUC, Mariana agradeceu o convite e falou sobre a sensação que o ambiente acadêmico proporciona para ela e a necessidade de ensinar sobre seu trabalho.

‌“A PUC é a minha casa, os alunos me chamam para participar dos eventos  e eu sempre fico muito feliz. Fui professora convidada por mais de 10 anos, sou muito grata e muito apaixonada pela instituição. Então, sempre que é possível estou junto dos discentes. Inclusive, vários são estagiários da empresa que eu atuo, muitos se tornaram excelentes profissionais e hoje trabalham conosco e o contato nunca acaba”, relatou.

‌No final do evento, os alunos aproveitaram para tirar algumas dúvidas com a convidada e discutir novos projetos da Liga acadêmica com os organizadores e responsáveis pela atividade.

(Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom)