Liga acadêmica de Medicina organiza campanha de arrecadação de absorventes

A Liga Acadêmica de Cirurgia do Trauma da PUC Goiás (LACIT), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, organiza uma campanha de arrecadação de absorventes e outros produtos de higiene feminina ao longo de todo o mês de março. A campanha é mais um projeto de apoio ao combate da pobreza menstrual, que afeta meninas e mulheres no Brasil.

O Hospital do Coração (Hcor) e a Área 1 da PUC estarão recebendo doações a partir desta quarta-feira, 01. Todo material arrecadado será destinado ao Centro de Valorização da Mulher (Cevam). O projeto busca contribuir com a redução do número de pessoas que sofrem com a falta de higiene pessoal e saneamento básico no território brasileiro.

Pobreza menstrual

Segundo o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 713 mil meninas não possuem acesso a saneamento básico em seus domicílios e mais de 4 milhões não possuem acesso aos itens de higiene pessoal nas escolas.

Estudos indicam que cerca de 1 a cada 4 meninas não tem acesso à absorventes no país, fazendo com que elas busquem alternativas não usuais para a solução do problema, aumentando o risco à saúde. A falta de conhecimento, estrutura e recursos financeiros limitam o acesso dessas meninas aos cuidados pessoais que envolvem a menstruação, muitas inclusive vivem abaixo da linha da pobreza e se encontram em extrema vulnerabilidade.

 

Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom