Licenciaturas trabalham combate à exploração de crianças e adolescentes

Começa nesta terça-feira, 16, o ciclo de atividades com foco no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado na próxima quinta-feira, 18. Durante três dias, alunos e professores do primeiro ano dos cursos de licenciatura da Escola de Formação de Professores e Humanidades participarão de palestras sobre o tema.

Na terça, os alunos do curso de Educação Física e interessados participam da palestra Violência sexual contra crianças e adolescentes em Goiânia: pesquisa e intervenção, às 19 horas, no Auditório do Bloco S do Câmpus II. No dia seguinte, será a vez dos alunos de Teologia participarem da palestra Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, às 9h e 19 horas, no Auditório do Instituto Santa Cruz. Quinta-feira, 18, os alunos dos demais cursos estarão no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades para a palestra Autores de violência sexual contra crianças e adolescentes: um debate necessário.

“As atividades são apenas o começo para uma discussão que é muito mais ampla. Em diferentes disciplinas, projetos integradores, de uma forma ou de outra, o tema volta a ser discutido durante toda a formação desses alunos”, explica o diretor da escola, professor dr. Romilson Martins Siqueira.

A intenção com a promoção de palestras e debates em todos os espaços onde são oferecidos cursos de licenciatura na universidade é que nenhum aluno seja excluído do debate, tão necessário se pensarmos que o educador pode ser a primeira pessoa a ter como decifrar os sinais dados por crianças e adolescentes vítimas desse tipo de violência, destaca o diretor. “Todo o profissional que trabalhar com a educação deve ser um agente de transformação. Esse sujeito é fundamental nesse combate”.

Após as palestras, realizadas em parceria com o Instituto Dom Fernando (IDF/Proex) e obrigatórias para alunos e professores do primeiro ano dos cursos de Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia e Teologia da universidade, serão realizados debates, atividades direcionadas e avaliações sobre o tema, que continua a ser trabalhado durante todos os outros anos da graduação.