Licenciatura em Ciências da Religião é apresentada na universidade

Um curso de graduação inédito em Goiás, que irá subsidiar e formar professores para a disciplina do Ensino Religioso. Recentemente integrado à Base Nacional Curricular Comum, sendo obrigatório na rede pública e privada, esse ensino deixou de ser um tema transversal e, agora, é área do conhecimento e disciplina.

Com o intuito de preparar um professor, que seja, ao mesmo tempo, um pesquisador e investigador da realidade a PUC Goiás oferece, a partir do primeiro semestre de 2019, a licenciatura em Ciências da Religião. A grade curricular e os objetivos do curso foram oficialmente apresentados na instituição na manhã desta quarta-feira, 21, pela Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), com a presença do reitor Wolmir Amado, gestores, professores, religiosos, representantes de associações e paróquias.

O curso será oferecido em oito módulos no turno noturno, terá a duração de quatro anos e, de acordo com o diretor da EFPH, prof. Romilson Martins Siqueira, a grade também permite uma ponte para uma segunda licenciatura e/ou residência docente (especialização), com uma extensão de mais dois anos, caso o estudante opte por cursar duas licenciaturas e uma pós-graduação (lato sensu) na área.

Além disso, o curso requer estágio obrigatório com 400 horas curriculares e tem o objetivo de qualificar o futuro professor para atuar com competência na educação básica e na preservação, discussão e aplicação das políticas educacionais.

A professora doutora em Ciências da Religião da PUC Goiás, Carolina Teles, que elaborou o projeto pedagógico do curso, também ressalta que a nova licenciatura tem a demanda de proporcionar um ensino interconfessional, que trabalha a diversidade religiosa, oferecendo um subsídio teórico e metodológico para os professores respeitarem a diversidade  cultural, com um conhecimento contextualizado das formas e expressões religiosas.

“Este curso estava sendo muito desejado nesta universidade, devido à sua identidade e missão. Ele chega numa boa hora, atendendo uma demanda represada em relação a isso, e também, é muito inovador em relação ao corpo teórico da proposta”, analisa.

Para ingressar no curso, é necessário aprovação nos processos seletivos oferecidos pela instituição (Vestibular Geral ou Vestibular Social. Esse último concede bolsa de 50% de desconto no valor da mensalidade).

Fotos: Wagmar Alves