Letras realiza evento sobre ecolinguística

O curso de Letras, da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, realizou na noite desta sexta-feira, 06, o I Simpósio de Estudos Ecolinguísticos. A iniciativa teve a participação do pesquisador Hildo Honório do Couto, da Universidade de Brasília (UnB), considerado o “pai” desse ramo de estudos no Brasil, conceituado como a análise das relações entra a língua e o meio-ambiente. Ele falou aos graduandos no auditório da Escola, no Setor Universitário.

A profa. Divina Pinto Paiva, uma das organizadoras do simpósio, explica o evento surgiu a partir da sugestão de um grupo de alunos. Eles conheceram os estudos sobre ecolinguística durante estadia na capital federal. A docente agradeceu aos estudantes pelo empenho e se disse feliz com a iniciativa.

Eixo Goiânia-Brasília

O pesquisador da UnB é o autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre ecolinguística – Ecolinguística: estudo das relações entre língua e meio-ambiente. Durante a palestra, Couto explicou o que é esse ramo de estudos e quais as possibilidades de pesquisa, que são amplas. “Uma das direções da pesquisa é olhar como falamos do meio ambiente. Inclusive existe uma hipótese de que o modo em que falamos sobre ele direciona como o tratamos”, exemplifica.

De acordo com o pesquisador, no Brasil, há uma espécie de eixo de estudos centrado em Goiânia, com sua esposa, Elza Kioko do Couto, do Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário (Nelim); e em Brasília, com suas pesquisas.

Orientando de Hildo, o doutorando em linguística Genis Frederico Schamltz, explicou aos alunos sobre as possibilidades de pesquisa na área. Hoje, ele estuda como o espaço interfere na comunicação entre as pessoas, focado no Vale do Amanhecer, comunidade religiosa fundada em Brasília. “É um campo muito amplo. A gente costuma falar que a ecolinguística é a teoria do todo. Vamos mostrar outro lado da Letras que ainda é pouco explorado”, disse.


Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.