LAC recebe troféu pelo trabalho de combate à pandemia

Um  reconhecimento que enaltece o curso de Biomedicina e o Laboratório Clínico(LAC) da PUC Goiás, que exercem um papel fundamental no combate à pandemia. Desde abril de 2020, a equipe da universidade, composta por professores e acadêmicos, realizou mais de 10 mil testes de anticorpos e antígenos para a Covid-19, colaborando para os inquéritos epidemiológicos do poder público municipal, cuja finalidade  é conter o avanço do coronavírus em Goiânia e promover políticas públicas de prevenção e controle da doença.

Com base neste contexto, os Conselhos Regional e Federal de Biomedicina (CRMB- 3  e CFMB-3) entregaram na manhã desta sexta-feira, 7, um troféu à universidade para coroar o trabalho desenvolvido neste período pandêmico.

A honraria foi concedida pelo presidente do CRMB-3, Renato Pedreiro Miguel ao coordenador do LAC, prof. Frank Castro, que representou toda a equipe na homenagem. “A PUC Goiás saiu na frente, ofereceu seu corpo clínico e estudantes e começou  a fazer a testagem antes do serviço público começar a promover”, pontuou o líder do Conselho, durante visita à universidade.

De acordo com o prof. Frank, 130 docentes, estudantes e profissionais estão envolvidos atualmente no suporte e realização das testagens gratuitas voltadas à população. Vale destacar que a PUC oferece a infraestrutura e disponibiliza seu corpo docente e discente para a realização dos testes e, também, é parceira na campanha de vacinação contra a Covid. “A Saúde está aqui para servir a população. Quando foi feita a proposta, nos colocamos à disposição da Secretaria Municipal de Saúde para ajudar”, declara o professor homenageado.

Diretor da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas, Biomédicas e Odontológicas (EFMB) da PUC Goiás, prof. Wilson de Melo Cruvinel, destacou que atuação do curso de Biomedicina vai muito além da previsão do exercício profissional. “A ação inclui aspectos referentes à prevenção e ações solidárias. Os nossos alunos têm participado dos testes sorológicos e no suporte à vacinação, então temos diferentes atuações. Os profissionais trabalham de forma integrada e isso é muito relevante”, reflete o gestor.

Uma formação completa

Desde o início do curso, o estudante de Biomedicina da PUC Goiás é inserido em ações práticas e, ao longo da sua formação, vai compreendendo o seu papel profissional e sua contribuição para a sociedade. O Laboratório Clínico, além de ser campo de disciplina e estágio, é um braço de apoio da Secretaria Municipal de Saúde e disponibiliza, em média, de 100 a 120 atendimentos diários e gratuitos à população goianiense. Ele não se limita à prática laboratorial e se faz presente em diversas ações da SMS.

A coordenadora do curso de Biomedicina, profa. Karlla Greick, agradece o empenho de todo o corpo discente, que desde o início da pandemia, colabora de forma voluntária nas ações. “Fomos surpreendidos pela adesão. Todos tiveram muita disponibilidade em ajudar o próximo e a participação foi massiva. O mundo e as pessoas ganham com isso”, complementa.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.