Jornalista Breno Altman faz palestra e apresenta novo livro na EFPH

O jornalista e fundador do blog ‘Ópera Mundi’ Bruno Altman proferiu, na manhã desta quinta-feira, 06, palestra sobre a temática do seu novo livro, lançado esta semana em Goiânia, cujo título é: “Contra o Sionismo – retrato de uma doutrina colonial e racista”, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH).

A atividade, ligada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião, reuniu diversas autoridades e discutiu o tema em voga.

Para Breno Altman, autor do livro a mais importante questão internacional dos nossos tempos é a Palestina, razão pela qual entende necessário ampliar o conhecimento sobre o que se passa naquele território, o que, necessariamente, passa pelo estudo do projeto sionista de colonização palestina: “Dessa forma foi criado o Estado de Israel, em 1948, que colocou o povo palestino, desde então, na situação de um povo colonizado (o último povo colonizado no mundo). Entender as engrenagens desse conflito é um processo fundamental para quem quer ter uma opinião a respeito dos acontecimentos que estão em curso na Palestina”, explica.

O jornalista esclarece, no entanto, que o objetivo do livro é oferecer aos leitores informação iniciais e basilares sobre o assunto. Dividido em quatro capítulos, a obra trata da ação do Hamas contra Israel; a história e quais são as posições do sionismo; a definição de antissemitismo (base histórica e como correntes distintas enfrentam esse problema) e, por fim, um dos grandes mitos do sionismo, que é o de que Israel seria a única democracia no Oriente Médio: “Além desses capítulos, há um anexo com 10 livros sugeridos para quem quiser se aprofundar no tema, com pequenos comentários meus”, adita.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR), professor Clóvis Ecco, a apresentação do livro na PUC Goiás traz grande contribuição para os estudantes do programa que estão pesquisando e escrevendo sobre a causa palestina.

Por sua vez, o professor do PPGCR Alberto Moreira, destacou um aspecto relevante sobre o tema: “Geralmente a opinião pública faz uma confusão enorme, o que gera grande desinformação e ignorância sobre a questão palestina, porque a maioria das pessoas confunde o Estado de Israel com o Israel bíblico, do tempo de Jesus, mas não se trata disso. O que o governo político do Estado de Israel está fazendo contra os palestinos é extermínio, genocídio”.

Quem também prestigiou o evento foi a professora Olga Izilda Ronchi, reitora da PUC Goiás. Ao falar sobre o lançamento da obra de Breno Altman, a professora destacou que o jornalista é referência nos estudos e debates sobre a questão palestina e que o lançamento integra a comemoração dos 25 anos da criação do PPGCR.

Semana movimentada na EFPH

Com a realização concomitante de eventos distintos em uma mesma Escola, a professora Olga Ronchi observou que essa semana foi intensa na EFPH: 3º Congresso Bíblico Teológico (3 a 7/06), este ano refletindo sobre os textos bíblicos do profeta Ezequiel e 3º Congresso Arquidiocesano de Animação Bíblica da Pastoral, realizado de forma descentralizada em 8 Vicariatos (4 a 6/06): “Creio que somando os participantes desses 8 espaços temos mais de 2.000 pessoas participando do Congresso Arquidiocesano e é assim que a gente vê a valorização do estudo da palavra, a bíblia iluminando a realidade. Existe uma reflexão importante sobre a realidade”.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.