Jornadas pela democracia resgatam papel da educação e da ciência

Resultado de uma mobilização entre as universidades goianas, as Jornadas pela prevalência das ideias democráticas e progressistas foram abertas na noite desta terça-feira, 3 de outubro, na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg).

A primeira mesa-redonda pautou o tema Luta ideológica – educação e ciência e contou com a participação de representantes da Financiadora de Estudos e Projetos(Finep), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade de Brasília (UnB), Sociedade Brasileira para o Progresso na Ciência (SBPC)  e União Nacional dos Estudantes (UNE).

A PUC Goiás também está envolvida na organização e articulação do evento, que tem o objetivo de discutir a consolidação da democracia no Brasil. “Discutir o ódio e as violências é papel da universidade, por isso os estudantes são convocados para este encontro. A PUC sempre lutou pela democracia e a marca da universidade está dentro desses movimentos”, ressaltou o assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex), prof. Divino de Jesus da Silva Rodrigues.

Participante da primeira mesa, o ex-reitor da UFG e assessor da presidência da Finep, Edward Madureira Brasil, fez uma análise sobre o momento atual das universidades, além de destacar o papel delas na luta pela democracia.

“As instituições de ensino superior são as grandes guardiãs da democracia brasileira. Toda luta para reconquista da democracia, na época da ditadura militar, nasceu e se fortaleceu dentro das universidades, então elas têm no seu DNA essa luta e essa prática da democracia e tudo aquilo que ela decide, aprova e constrói”, analisou.

Ao mesmo tempo, o docente destacou que o retrocesso democrático e o negacionismo da ciência vivenciado no Brasil nos últimos anos só pode ser combatido pela força da ciência, da educação e da capilaridade do sistema de universidades e institutos federais, estaduais e outras IES que têm o compromisso com a democracia.

“A gente teve um retrocesso democrático muito grande nos últimos anos. Este momento trata justamente disso, de uma disputa no campo das ideias, do conservadorismo, do liberalismo de ultradireita contra a democracia, então é importantíssimo que as universidades e o conjunto das universidades do estado de Goiás liderem este movimento da prevalência das ideias democráticas e progressistas”, completou.

Programação

A programação continua nesta quarta-feira, 4, com a mesa-redonda Comunicação no contexto da luta ideológica no Brasil, das 19h às 21 horas, e prossegue nos dias 30 e 31 de outubro, no mesmo horário, na Adufg.

A reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, será mediadora da mesa do último dia, que abordará o tema Luta ideológica- partido político e religião. Os  debatedores serão o docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da universidade, prof. Alberto Moreira, o presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro e professor de História da UEMASUL, Moab César Mota.

Fotos: Ana Paula Abrão