Jornada reúne pesquisas relacionadas aos estágios

Mais de 60 trabalhos científicos sobre a experiência de estágio curricular em Fonoaudiologia serão apresentados durante a Jornada Científica do curso, nesta segunda e terça-feira, no Auditório da Área 1. São relatos de casos e pôsteres envolvendo as experiências dos acadêmicos do 7º e 8º períodos – último ano do curso – neste semestre.
Esta é a nona edição do evento, que tem o objetivo fazer a relação da teoria com a prática e vivenciar a experiência de apresentar o trabalho para o público. Na plateia, alunos e colegas de todos os períodos do curso de Fonoaudiologia. Os estágios do curso são na Clínica Escola, na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e em instituições parceiras, como a Apae. Entre as áreas de atuação estão linguagem, voz, audição, motricidade oral, saúde coletiva e outros.
Os casos de atendimento de maior sucesso se tornam cases para a Jornada, assim como as dificuldades superadas e as novidades, como o trabalho realizado com os apresentadores da PUC TV Goiás. Coordenador do evento, o prof. Marcos Henrique Borges destaca a qualidade e a evolução dos trabalhos. “No evento, percebemos o crescimento dos alunos durante o curso e a capacidade de superar os obstáculos que surgem em qualquer atendimento”, explica.
O primeiro dia de Jornada foi marcado com apresentação de músicas e poesias dos alunos. O momento foi um ensaio para o sarau Fonoarte, que será realizado pela primeira vez em agosto. O calouro Mateus Martins teve oportunidade de cantar junto a colegas do curso. “Foi um momento para animar e despertar para o evento. Aqui estou conhecendo mais sobre Fonoaudiologia e já estou me imaginando apresentando como os colegas quando chegar no final”, explicou ele cada vez mais apaixonado.
Para a coordenadora do curso, Maria Carolina Cabral Lacerda, a realização semestral do evento mantém o caráter científico dos estágios. “ Os trabalhos iniciam uma discussão no meio acadêmico de cunho científico. Demonstram os relatos de sucesso e de obstáculos ao longo deste estágio”.