Jornada realiza mais de 50 mil atendimentos

Em um novo formato, a Jornada da Cidadania da PUC Goiás foi realizada de 19 a 23 de outubro, junto ao 7º Congresso de Ciência e Tecnologia. Com atendimentos híbridos, à distância e presenciais, a programação retornou ao calendário da universidade e da comunidade goiana.  que marcam o aniversário de 62 anos da Universidade. O evento será realizado on-line, mas com acesso à comunidade. No total foram 54.225 atendimentos.

Divido em cinco estações, a universidade ofereceu gratuitamente serviços nas áreas de Educação, Saúde, Justiça, Empreendedorismo e Cultura. Para a coordenadora do evento e pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, Márcia Alencar, o novo formato da Jornada foi um grande desafio para toda a equipe e que obrigou a adaptar às atividades a conjuntura do momento.

“Realizamos o que o contexto permitiu resguardando todas as medidas e foi um sucesso surpreendente”.

Professora Márcia Alencar, pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil

Os minicursos e lives, oferecidos na Estação do Conhecimento, foram o grande destaque do evento. No total 170 eventos tiveram 40.594 participações on-line. Os temas, em todas as áreas de conhecimento, foram diversificados e voltados para a comunidade, como criação de podcast, introdução alimentar e até livro caixa rural.

Na Estação Jurídica, foram realizados 134 atendimentos, todos a partir de teleatendimento e agenda prévia. Foram realizadas audiências de conciliação, consultas jurídicas nas áreas civil, penal, trabalhista e previdenciária, serviços do 3° Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania PUC Goiás, ajuizamento de ações trabalhistas por meio de atermação a ser realizada mediante convênio com o TRT 18ª Região e ajuizamento de ações.

Na Estação Saúde o foco foi a prevenção com a realização da campanha vacinal do cronograma nacional e a realização de testes para Covid. Foram 18 tipos de vacinas, oferecidas ao público, a partir de parceria com a Prefeitura de Goiânia. No total, a Estação realizou 1.110 atendimentos. Para a professora Karlla Greick Penna, uma das coordenadoras da Estação, foi a oportunidade de manter o contato com a comunidade e também de ensinar aos estudantes sobre as várias etapas trabalho, como o da testagem.

Outro destaque da programação foi a Estação Cerrado, que abriu a visitação do Memorial do Cerrado depois de quase dois anos. Além da visita agendada para escolas, também foram realizadas oficinas com as crianças e adolescentes visitantes. No total, foram realizados 1.212 visitantes e um total de 11.632 atendimentos.

Crianças visitam o Memorial do Cerrado (Foto: Wagmar Alves)

A avaliação do evento é positiva e mostra o compromisso da PUC Goiás em manter o evento no calendário nos próximos anos. “Mostramos resiliência e de esperança para a comunidade que é possível que futuramente voltarmos ao que era antes”, explica a professora Márcia, falando da superação dos limites impostos pela pandemia do coronavírus. O evento social também foi a oportunidade de formação de milhares de estudantes e contou com a participação de professores e funcionários. Além disso, a Jornada teve a parceria do Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia e prefeituras do entorno de Goiânia.