Jornada incentiva leitura crítica

As várias formas de leitura e de expressão, desde os gestos simbólicos aos gêneros literários, foram o tema da 1ª Jornada de Leitura da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, nesta quinta-feira, 15, no auditório. Esta foi a primeira iniciativa do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Linguagem, Comunicação, Estética e Arte, criado no semestre anterior dentro do novo projeto pedagógico da escola.

Segundo a professora e coordenadora do Núcleo, Návia Regina Ribeiro da Costa, a Jornada retratou a violência a partir da superação com as artes. “Fomos ao encontro da temática da Campanha da Fraternidade e fizemos uma leitura de diversas manifestações artísticas”, explicou ela.

Em uma mesa formada por leitores, a violência foi interpretada em diversos vieses, da linguagem à sociologia. “Já temos dois núcleos em prática dentro da escola e, nesta jornada, estamos fazendo todo este trabalho de leitura, produção e interpretação de texto. O que planejamos é a contribuição do núcleo na linguagem dentro da formação dos professores”, afirmou o assessor da Escola, Rodrigo Fideles.