Jornada de Zootecnia discute agronegócio

Discutir a profissão do zootecnista no cenário brasileiro e goiano, a inserção da mulher no mundo do trabalho e as possibilidades do agronegócio. Esses temas foram discutidos durante a Jornada de Zootecnia (Joorzoo) da PUC Goiás, realizada em comemoração ao Dia do Zootecnista, na manhã desta segunda-feira, 14, no auditório do Bloco G, Câmpus II (Jardim Mariliza).

O evento é organizado pelo curso de Zootecnia e Centro Acadêmico 13 de Maio e ofereceu três palestras que foram ministradas por zootecnistas convidados. O evento já é tradicional no curso, e tem atingido a cada ano uma participação de outros cursos de Zootecnia, Agronomia e Veterinária em Goiás.

Egresso do curso, da turma de 2004, o zootecnista Fabrício Estrela Mendonça, proferiu palestra sobre a Zootecnia no Agronegócio. “Goiás é um estado onde mais de 70% do PIB vem do agronegócio e no Brasil não é diferente. É o país com o 3º maior agronegócio do mundo e apenas no País temos 35 mil zootecnistas”, pontuou.

O evento foi supervisionado pelo coordenador do curso, prof. Marlos Castanheira e prestigiado pelo seu corpo docente e discente. Na ocasião, os acadêmicos avaliaram a relevância dos temas discutidos para sua formação. “É um momento para esclarecer para todos os alunos a atual colocação do zootecnista numa propriedade rural e o que ele vai fazer para o produtor ganhar dinheiro”, disse o estudante.

O acadêmico, que pretende atuar na bovinocultura, também falou sobre as expectativas em relação à profissão: “a Zootecnia me escolheu e sempre me vi trabalhando no campo. Pretendo praticar a cria, reforma de pastagem e todo esse processo”, declarou.

Fotos: Wagmar Alves