Jornada de aprendizado para voluntários

Para os 4 mil voluntários que participam da Jornada da Cidadania da PUC Goiás os três dias da ação comunitária são uma oportunidade de aprendizado. Em diversas Estações, eles se revezam como monitores e colocam em prática os conhecimentos da sala de aula em um contato direto com a população que vem até o Centro de Convenções PUC, no Câmpus II, para o evento.

A Jornada segue até este sábado, 26, com programação que ocorre das 8h às 18 horas.

Estudante de Enfermagem, Jéssika Gonçalves, 18 anos, foi monitora do minicurso sobre a Campanha da Fraternidade 2018, realizado na noite desta sexta-feira, 25. “Só alunos a partir do 5º período podem participar diretamente das atividades do curso. Então, a monitoria foi a forma que encontrei para participar mais ativamente do evento”, diz ela, que cursa o 3º período e comparece pela segunda vez como acadêmica da universidade.

Já o aluno de Jornalismo Carlos Silva, 20, tem nesta 5ª edição da Jornada da Cidadania sua segunda experiência com a monitoria do evento. Nos três dias, ele desenvolve atividades como auxílio aos proponentes de minicurso e produção e reportagem na PUC Goiás TV, emissora da universidade que cobre a ação comunitária com boletins ao vivo e matérias.  Quase metade dos alunos da Escola de Comunicação estão envolvidos das atividades de cobertura.

“Na Jornada, desenvolvemos o conhecimento na prática. O evento tem uma amplitude muito grande. A gente conhece a universidade e percebe que pode mais”, enfatiza.

Na abertura da Jornada, o reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, ressaltou que a iniciativa integra o  calendário acadêmico e o projeto educativo da PUC Goiás. “Nela, se expressa, sobretudo, uma educação que forma para o exercício ad cidadania, não apenas para oferecer serviços, as para praticar um protagonismo. Quem se integra a esta Jornada está se educando e educando aos demais”, ressaltou.

Programação

A ação comunitária da PUC Goiás termina neste sábado, 26, com serviços e atividades gratuitos no Câmpus II da PUC Goiás, no Jardim Mariliza. Com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários administrativos – a PUC Goiás e seus parceiros recebem o público e mobilizam nas diversas Estações, além de participar ativamente da Feira da Solidariedade e dos Jogos Universitários.

Histórico

Criada em 2005, como Semana de Cultura e Cidadania, as 12 primeiras edições de evento ocorreram na Área 1 da PUC Goiás, no Setor Leste Universitário. O formato foi ampliado e, em 2013, foi realizada a 1ª Jornada da Cidadania. A partir de 2015, em sua segunda edição, a ação comunitária passou a ser realizada do Câmpus II, no Jardim Mariliza.