Jornada da Cidadania é lançada oficialmente ao público

A 5ª edição da Jornada de Cidadania, promovida pela PUC Goiás e Arquidiocese de Goiânia, foi lançada na manhã desta terça-feira, 8, no auditório da Cúria Metropolitana. Com a expectativa de superar o atendimento recorde da última edição, que realizou 859.355 atendimentos gratuitos para 142 mil visitantes, os serviços neste ano serão ampliados, sobretudo, na Estação Saúde e Estação Beleza, devido ao aumento da demanda nos últimos anos. O evento será realizado de 24 a 26 de maio, no Centro de Convenções PUC (Câmpus II), com serviços gratuitos para a comunidade em geral, nas áreas jurídica, de saúde, cidadania, lazer, cultura, empreendedorismo, entre outras.

Durante a solenidade de lançamento, o reitor da instituição, prof. Wolmir Amado , pontuou o ineditismo do evento, já que não existe iniciativa semelhante em nenhuma universidade brasileira. É realizado anualmente há 13 anos e  vai ao encontro da missão da universidade e da própria Igreja em promover a responsabilidade social. “É uma resposta à comunidade, de serviço, solidariedade, cidadania e do bem comum. Nos últimos anos, congregamos a Feira da Solidariedade e a Semana de Cultura e Cidadania e isso deu um novo impulso nas obras sociais das comunidades, associações, órgãos públicos e centros de referência de atendimento”, observou o gestor.

Entre os parceiros do evento, a novidade do ano é a participação da UFG e, segundo o reitor, o intuito é que a iniciativa possa contemplar todo o estado goiano. Além disso, pontuou a continuidade do trabalho social junto à comunidade, por meio dos projetos de extensão da PUC Goiás, com ações focadas na criança, adolescente, idoso e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Coordenadora geral da Jornada da Cidadania, a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar, destacou o êxito do evento, que pauta a agenda do estado de Goiás e do município de Goiânia. “Manteremos as principais parcerias responsáveis pela existência do nosso evento, como o governo estadual e as prefeituras de Goiânia, Aparecida e Senador Canedo. A nossa intenção é que seja uma grande festa da cidadania e da esperança, além de contribuir para um país melhor, mais justo, fraterno e solidário”, afirmou.

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, destacou a participação da Prefeitura desde o primeiro ano da iniciativa, além de destacar a colaboração da PUC e Arquidiocese de Goiânia na administração pública, na área social. “ Muitas vezes, o poder público se sente pequeno diante de tantos problemas e, daí, aparecem instituições para ajudar a sociedade com um gesto digno. A PUC nos mostra que todos estão preocupados com as questões sociais da nossa população”, afirmou.

No lançamento, também foram homenageadas as personalidades que colaboram para a realização da Jornada da Cidadania. Na ocasião, o arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, fez uma reflexão sobre a esperança e sobre as pessoas que tornam possíveis as obras do bem : “há uma esperança teologal. Às vezes, vemos muitas coisas erradas, mas ela não decepciona, pois é sobrenatural, em Deus, que nos estimula para a frente, sempre mais para o alto”, refletiu.

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.