Jornada Científica reúne acadêmicos de Biomedicina e Farmácia

Considerado um dos momentos mais importantes de uma graduação, a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) marca a vida acadêmica de quem investe anos de esforço em um cursos superior. Para alunos dos cursos de Biomedicina e de Farmácia da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas da PUC Goiás, o momento é aberto ao público, com as apresentações sendo realizadas durante a Jornada de Produção Científica dos cursos.

Até sexta-feira, 9, serão quase 50 trabalhos apresentados individualmente ou em dupla no evento, que é realizado unindo os graduandos dos dois cursos desde o ano passado. “É um evento que tem a grande adesão de alunos das disciplinas de TCC, mas que é aberto à comunidade acadêmica”, explica a coordenadora da iniciativa, professora Vânia Rodrigues.

Até o momento da apresentação, os acadêmicos costumam passar por uma longa preparação, geralmente de um ano e meio, em média. “Muitos dos nossos alunos fazem Iniciação Científica e aproveitam para dar continuidade às pesquisas no TCC e, posteriormente, no mestrado”, frisa a professora.

Foi o caso da graduanda de Biomedicina Layara Barros, 27, que apresentou na tarde desta segunda-feira, 5, seu trabalho Avaliação dos níveis séricos de IL-6 na obesidade induzida por dieta hiperlipídica em ratos tratados com extrato da casca da jabuticaba. Ela, que está em sua segunda graduação, se interessou pelo assunto após ter contato em um projeto de IC. A intenção, agora, com a aprovação, é continuar caminhando com a pesquisa no mestrado. “Estou com essa pesquisa há dois anos. Obesidade todo mundo fala, mas não desenvolve muito”, explicou. Após a apresentação, a jovem comemorou bastante com os amigos de trabalho que prestigiaram o momento e seus colegas de turma. “Somos amigos de longa data, trabalhando juntos na Secretaria de Saúde”, destacou a amiga Viviany Jacob, acompanhada do também amigo Vinicius Bonifácio.

A Jornada é sediada nas salas da Área 5 da instituição, no Setor Leste Universitário.

Fotos: Umaitá Pires